Você está visualizando atualmente A importância do planejamento tributário para as empresas em 2023

A importância do planejamento tributário para as empresas em 2023

Gostou? Compartilhe:

O que é o planejamento tributário?

De forma simplificada, planejamento tributário é uma forma de equalizar e diminuir o custo tributário de uma empresa.

O planejamento tributário tem sido cada vez mais falado no âmbito empresarial, tendo em vista as inúmeras vantagens ao negócio que se mantém organizado e com regime de tributação adequado ao porte da empresa e ao faturamento.

Toda empresa deve buscar um planejamento tributário para evitar pagamentos incorretos de tributos que, muitas vezes, sequer são percebidos, já que é essencial um olhar especializado e de acordo com as legislações vigentes.

Assim, o planejamento tem grande importância a qualquer empresa que deseja obter um bom fluxo de caixa, evitando crises econômicas que podem levar à falência, inclusive.

Qual a importância do planejamento tributário?

O planejamento tributário no momento em que vivemos, diante de todos os impostos que têm de ser cobrados das empresas, pode sim aumentar o lucro final de uma companhia, não só aumentá-lo como também crescer a sua capitalização. Isso tudo mantendo a segurança fiscal, a qual é indispensável para o futuro da empresa.

Qual seria a solução para as empresas brasileiras diminuírem essa carga tributária? Primeiramente, como já foi citado, a necessidade de ter um planejamento tributário é de suma importância, pois o mesmo consegue transparecer todos os tributos que a empresa está pagando, dessa forma, um cálculo desses impostos pode refletir em um abatimento no custo de taxas e impostos futuros, juntamente ao Fisco.

Quando o responsável por esse planejamento cumpre o mesmo, o retorno vem em forma de organização fiscal da companhia. Dessa maneira, os resultados são satisfatórios, como por exemplo, o lucro real da empresa e otimização do tempo dedicado aos cálculos e pagamentos de impostos.

É essencial que toda empresa mantenha uma equipe tributária bem estruturada, que elabore um planejamento tributário minuciosamente pensado para atender às suas necessidades individuais.

Conforme mencionamos logo no início, o planejamento tributário é extremamente necessário às empresas, para que organizem, revisem e adotem medidas preventivas, a fim de minimizar riscos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Nos chame no chat, ou no e-mail [email protected]


Gostou? Compartilhe: