Você está visualizando atualmente Aprenda a diminuir sua conta de energia!

Aprenda a diminuir sua conta de energia!

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

O aumento dos preços da energia elétrica em vários países fez com que cada vez mais pessoas pensassem no que fazer para reduzir as despesas e conseguir pagar as contas no final do mês.

Há coisas básicas como desligar as luzes toda vez que você sai da sala. Mas poucas pessoas pensam onde colocar a geladeira ou qual eletrodoméstico consome mais energia em toda a casa.

Veja os principais pontos para economizar energia em casa.

Em países de clima frio, o consumo de energia é maior no inverno devido à necessidade de aquecimento das casas.

No Brasil, o consumo de energia é maior no verão. E há apenas um motivo: o ar condicionado, que é usado pelas famílias na estação quente.

Segundo a Enetec Consultoria em Engenharia Elétrica da UnB (Universidade de Brasília), como existem diversos tipos de condicionadores de ar no mercado, o consumo mensal de energia do equipamento pode variar de 129 a 679 kWh (quilowatt-hora).

Um ar condicionado split de 12.000 BTUs – um dos modelos mais comuns em residências – funcionando 8 horas por dia, 30 dias por mês, tem um consumo médio mensal de energia de 194 kWh. consultoria.

Para colocar isso em perspectiva, isso é mais que o dobro do uso médio de um chuveiro elétrico ligado por 30 minutos por dia – e o chuveiro é o segundo eletrodoméstico mais caro em sua conta de eletricidade.

Dicas para economizar:

  • Evite o “consumo fantasma”

Você é daquelas pessoas que desligam a TV com o controle remoto?

Pouco a pouco, dia a dia, minuto a minuto, a eletricidade é desperdiçada.

Um simples gesto, como desconectar um eletrodoméstico ou conectar um fio a uma extensão usando o botão liga/desliga, pode levar a uma economia significativa de energia no final do ano.

O mesmo acontece com computadores, impressoras, carregadores de celulares, aparelhos de som, micro-ondas, roteadores, entre muitos outros dispositivos permanentemente conectados à rede elétrica de nossas casas. E o que é chamado de “desligamento falso”.

Então, quando você parar de usar seu aparelho, desligue-o completamente, não o deixe em modo de espera, pois mesmo sendo menos, ainda está consumindo.

Deve-se notar também que quanto mais antiga a TV, mais ela consome.

“[Desligar completamente os aparelhos] representa uma economia significativa. Estimamos que o consumo fantasma pode variar entre 7% e 10% do consumo anual de uma casa”, diz García.

  • substituir lâmpadas

As lâmpadas clássicas consomem uma quantidade excessiva de eletricidade, por isso é necessário substituí-las por outras mais eficientes.

Lâmpadas halógenas, lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) e lâmpadas de LED consomem de 25 a 80% menos energia elétrica e duram de 3 a 25 vezes mais que as lâmpadas tradicionais – proibidas no Brasil desde 2016.

Embora as lâmpadas mais novas sejam mais caras, elas geram economia a longo prazo.

 Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-63562836

 

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: