Você sabe o que é cibersegurança? Essa disciplina está inserida no dia a dia da sociedade digital. As práticas relacionadas a ela têm como propósito defender empresas, organizações e pessoas comuns contra ataques maliciosos para corromper sistemas e se apropriar de dados.
Aplicações da cibersegurança
A cibersegurança se aplica em um amplo contexto que envolve as interações digitais, sejam pessoais ou empresariais.
Fazem parte desse contexto as medidas de segurança para proteção de:
– redes – defesa contra invasores e malwares oportunistas;
– aplicativos – defesa de softwares ou dispositivos contra ameaças, evitando a apropriação fraudulenta de informações que deveriam ser protegidas;
– informações – defesa da integridade e da privacidade dos dados armazenados ou em trânsito;
– estrutura operacional – consiste nas políticas e processos de segurança no tratamento e na proteção dos arquivos de dados, incluindo onde e por quem esses dados podem ser acessados, armazenados e compartilhados.
– recuperação de ataques e continuidade das operações – consiste nas políticas para resposta rápida a incidentes de segurança ou outros eventos que acarretem perda dos dados, incluindo a restauração dos processos e informações para a continuidade do negócio, mesmo que a organização se veja privada de determinados recursos.
– conscientização LGPD – estabelecimento de protocolos de segurança para serem adotados pelas pessoas, com identificação de ameaças, treinamento defensivo e conscientização da importância de cumprir à risca esses protocolos.
Segurança operacional
A segurança operacional atua na proteção de dados sigilosos e restritos das empresas, como dados fiscais e contábeis.
Segurança de rede
Esta frente da cibersegurança fornece a proteção de redes de computadores contra intrusos, como vírus, malwares ou ataques aos servidores.
Segurança da nuvem
A segurança da nuvem é dedicada ao processo de antecipar ameaças que podem afetar dispositivos que compartilham acessos a plataformas localizadas na nuvem.
Segurança de aplicativos
A segurança de aplicativos é um pouco parecida com a segurança das redes. Essa categoria da cibersegurança também é responsável pela proteção contra intrusos e ameaças, porém voltada aos aplicativos baixados em dispositivos móveis, como os celulares.
Aumentar os cuidados no acesso a aplicativos e sites é a forma mais efetiva de reduzir o risco de vazamento de dados importantes e ataques de invasores mal intencionados.
Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!
Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!