Você está visualizando atualmente CNAE: o que significa e qual a importância para o seu negócio

CNAE: o que significa e qual a importância para o seu negócio

Gostou? Compartilhe:

O CNAE é uma sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é uma ferramenta utilizada pelos órgãos oficiais do Brasil para identificar as atividades econômicas atreladas a um determinado CNPJ

Todo tipo de organização, seja aquela que presta serviços ou vende produto — online ou físico, precisa estar enquadrada em alguma CNAE.

CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ela tem como objetivo categorizar empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e até mesmo profissionais autônomos em códigos de identificação.

Para que serve?

A CNAE é o primeiro passo para a obtenção do CNPJ de uma empresa. Além disso, ela é fundamental para a fiscalização do Governo Federal.

Por isso, é com ela que as empresas se enquadram de maneira correta com os impostos de acordo com a sua natureza tributária, evitando gastos inadequados em tributos.

Qual é a CNAE ideal para minha empresa?

O código ideal para a sua empresa vai depender do tipo de negócio que você oferece e quais são os produtos e serviços que vende. Ou seja, qual a atividade-fim da sua empresa.

Neste sentido, um tributarista treinado e capacitado para entender todas as regras de tributação poderá auxiliar na escolha adequada de categoria.

Quer saber mais sobre o tema? Acione nossa equipe pelo Chat no site, estamos prontos para lhe atender.


Gostou? Compartilhe: