Você está visualizando atualmente Como reativar o CNPJ?

Como reativar o CNPJ?

Gostou? Compartilhe:

Só não é possível reativar um CNPJ se a situação dele se encontra baixado, mas até isso acontecer, o CNPJ passa por diversas etapas e ainda é possível regularizar e recorrer para não perder o seu negócio.

Diversas situações podem levar a irregularidade de um CNPJ, como inadimplência, omissão de declarações contábeis e financeiras etc. Tais irregularidades podem impedir que a empresa emita notas fiscais, consiga um empréstimo bancário, participe de licitações e diversas outras consequências.

Nos casos em que a Receita Federal encontra algum tipo de irregularidade, um comunicado é enviado à empresa para que ela resolva a situação e, de acordo com as ações da empresa diante desse comunicado, a Receita determina qual a situação cadastral da empresa.

Tipos de situações

Segundo a situação cadastral é possível identificar se a empresa possui ou não débitos com a Receita Federal e o tipo de irregularidade. Um CNPJ pode conter as seguintes denominações:

  • ATIVO: situação regular, sem pendências identificadas.
  • INAPTO: empresas que não apresentaram declarações, demonstrativos contábeis e obrigações acessórias.
  • NULO: em casos de atribuição de um número de inscrição municipal ou estadual para o mesmo estabelecimento, tal inconformidade de dados pode levantar suspeitas de fraude.
  • Suspenso: Acontece quando não há identificação do pagamento da contribuição mensal de impostos.
  • Baixado: Nessa situação a empresa já deixou de existir.

Quem tem um CNPJ suspenso ou inapto consegue regularizar e ativar novamente. Porém se o CNPJ é nulo ou está baixado, não é mais possível. Após consultar a situação cadastral em que seu negócio se encontra, para reativar o CNPJ é necessário regularizar as pendências.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: