O número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), concedido pela Receita Federal e exclusivo para cada indivíduo, serve como documento de identificação dos brasileiros.
A posse de um CPF irregular pode acarretar dificuldades cotidianas, como restrições para participar de concursos, receber aposentadoria, solicitar empréstimos, abrir ou movimentar contas bancárias, emitir passaporte e realizar transações imobiliárias, entre outras atividades.
Para verificar a regularidade do CPF, é necessário acessar o site da Receita Federal e realizar uma consulta neste link, fornecendo os dados requeridos (número do CPF e data de nascimento). Ao clicar em “consultar”, será exibido um comprovante de situação cadastral contendo informações como nome, CPF, data de nascimento, data de inscrição e a situação atual.
Conforme a Receita Federal, se a situação cadastral exibir “regular”, isso indica ausência de pendências no cadastro. Caso contrário, serão apresentadas outras situações cadastrais que indicam irregularidade, com orientações para regularização de acordo com cada caso:
- Pendente de regularização: Sugere a falta de entrega de alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos. A regularização pode ser realizada pelo Portal e-CAC da Receita Federal, onde o contribuinte poderá identificar a declaração pendente e corrigi-la.
- Suspenso: Indica informações incorretas ou incompletas no cadastro. O requerente deverá preencher o Pedido de Regularização de CPF no site da Receita Federal e, se for gerado um protocolo, agendar atendimento em uma unidade para apresentar documentos.
- Titular falecido: Se constar data de falecimento no CPF indevidamente, será necessário agendar atendimento na Receita Federal, levando documentos de identificação para solucionar o equívoco.
- Cancelado: O CPF pode ser cancelado por duplicidade ou decisão administrativa ou judicial. Caso esteja nessa situação indevidamente, será preciso agendar atendimento na Receita Federal, apresentando documentos para resolver a questão.
- Nulo: Se houver constatação de fraude na inscrição do CPF, resultando em anulação, será necessário agendar atendimento na Receita Federal e apresentar documentos para resolver a situação.
O procedimento para regularização pode variar, envolvendo atendimento presencial na Receita Federal e apresentação de documentos, conforme a situação específica indicada pelo status do CPF.
Gostou da matéria? Não deixe acompanhar nosso blog diariamente. Caso tenha dúvidas ou queira tratar desse ou outros assuntos jurídicos, entre em contato com a nossa equipe.