Você está visualizando atualmente Como ser corretor de imóveis? Confira quais são os cursos necessários

Como ser corretor de imóveis? Confira quais são os cursos necessários

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

No Brasil, existem cerca de 430 mil corretores de imóveis profissionais inscritos em algum Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Mas como se tornar um corretor de imóveis? Confira quais são os cursos exigidos para exercer a profissão. Geralmente, um corretor recebe cerca de 6% do valor do imóvel em que ele intermedia a venda.

Como se tornar um corretor?

A profissão é regulamentada pela lei Federal n° 6.530/78 e estabelece que para se tornar um profissional atuante no mercado imobiliário, é necessário cursar o técnico em Transações Imobiliárias ou ter um diploma de curso superior de Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou de Gestão de Negócios Imobiliários.

Qual o salário de um corretor de imóveis?

Por ser autônomo, não conseguimos estabelecer o valor do salário do corretor imobiliário. Em média, ele recebe 6% do valor imóvel em que fez a intermediação. Se um apartamento custar R$500 mil, ele ganha R$ 30 mil.

CORRETOR

Qual o curso de corretor de imóveis?

  • Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)
  • Curso superior em Sequencial de Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou em Gestão de Negócios Imobiliários.

O Creci não divulga nenhum curso. Apenas orienta para quem estiver interessado que tome os seguintes cuidados:

  • Se estiver à procura de um curso técnico em Transações Imobiliárias a distância, procure no site do Conselho Estadual de Educação.
  • Para o curso técnico de Transações Imobiliárias presencial, você deve buscar na internet as escolas que oferecem o curso na região e, após, pesquisar no site da Diretoria de Educação para confirmar se ela tem autorização e é reconhecida pelo MEC.
  • Para o curso superior em Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou em Gestão de Negócios Imobiliários, a distância ou presencial, você precisa buscar na internet e escolher as escolas na sua região e, depois, pesquisar no site do MEC, para confirmar se ela tem autorização e é reconhecida.

Qual o tempo de duração do curso?

A duração varia em média de seis meses a um ano e meio, nas modalidades presencial ou a distância. Para atuar na área é necessária a inscrição no Creci do seu estado.

O corretor de imóveis precisa ter CNPJ?

Não é necessário que o corretor imobiliário possua CNPJ. Ele pode trabalhar como pessoa física, sem a necessidade de abrir uma empresa.

O corretor também não está inserido na modalidade MEI, contudo, pode optar pelo regime do Simples Nacional como microempresário.

CORRETOR

Como funciona o estágio de corretor?

O interessado deve se inscrever pelo site do Conselho do seu estado, encaminhando a documentação exigida e possuir um responsável técnico, um corretor, para o acompanhar.

Dicas para quem quer trabalhar como corretor de imóveis

Atuar com ética, dado ao cliente todas as informações necessárias a respeito do imóvel, sem omitir nenhuma informação, sob pena de responder por eventuais prejuízos que vier a causar.

Conhecer todos os detalhes em relação ao negócio, levantar a documentação completa e checar possíveis questões que impeçam a conclusão da transação.

Fonte: Uol

Você é corretor de imóveis e quer ganhar dinheiro na Área Tributária?  Seja nosso associado! A nossa META é ter você! 

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!


Gostou? Compartilhe: