Você está visualizando atualmente Entenda como funciona o Fisco

Entenda como funciona o Fisco

Gostou? Compartilhe:

Primeiramente é importante entender o que o termo significa. De forma simples, fisco é uma autoridade fazendária do país que controla os pagamentos de tributos em todas as esferas tributárias do país, é o órgão fiscalizador na esfera federal, entretanto, também atua em áreas municipais e estaduais.

A finalidade do fisco é controlar a legislação tributária no Brasil, por isso é intimamente ligada a forma em que as empresas do país pagam seus impostos, já que ainda existe um número de empresas que sonegam esses impostos.

Dessa forma, o fisco se torna um órgão que trabalha de maneira rígida na fiscalização dos pagamentos de tributos.

Esferas fiscais

  • Fisco federal

É autoridade mais importante que rege os tributos no território nacional, o mais famoso dos impostos que essa esfera rege é o Imposto de Renda, porém, existem outros como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Importação (II) e alguns outros.

  • Fisco Estadual

É dever do Governo Estadual fiscalizar e recolher os impostos estaduais, o mais conhecido é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o ICMS. Também fica a cargo do governo estadual definir qual o valor de pagamento de cada estado. Alguns outros são:

– Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

– Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

  • Fisco Municipal

Convém cobrar das empresas os impostos que são de área municipal, esses impostos tem que ser fiscalizados nas empresas que se registraram no munícipio em questão. Os principais são:

– Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

– Imposto Sobre Serviços (ISS)

– Imposto Sobre Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI)

Modelos de arrecadação

  • Lucro real

O lucro real é diretamente proporcional ao faturamento da empresa e suas atividades econômicas.

  • Lucro Presumido

Nesta opção podemos tributar se baseando no percentual sobre o faturamento de atividades de serviços, comerciais e industriais dependendo do tipo de tributo.

  • Simples Nacional

Feito de forma unida, com todos os encargos incluídos para o pagamento dos tributos.

O Brasil está entre os países com maiores taxas de impostos no mundo, então fique atento aos pagamentos do fisco, para que não pague nada de forma indevida. Conheça o sistema fiscal, gerencie de forma adequada os impostos a serem pagos, cumpra todos os prazos, fuja de manobras, sonegar imposto pode causar graves problemas, por isso evite problemas com o fisco. Por último, mas não menos importante, esteja amparado por profissionais competentes da área tributário, nos acione pelo  WhatsApp.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: