Na última quinta-feira (22), a Intuitive Machines, uma empresa privada com sede em Houston, fez história ao realizar o primeiro pouso na lua dos Estados Unidos em mais de 50 anos, sendo também o primeiro totalmente gerenciado pelo setor privado.
A sonda robótica de pouso, batizada de Odysseus, pousou na superfície lunar às 20h23, conforme divulgado pela empresa e pela NASA durante uma transmissão ao vivo do centro de controle de missão da Intuitive Machines em Houston.
O local escolhido para o pouso foi a cratera Malapert A, localizada perto do polo sul lunar.
A nave, que havia alcançado a órbita lunar um dia antes, uma semana após seu lançamento na Flórida, teve seu pouso bem-sucedido confirmado por sinais enviados de volta ao controle da missão, a uma distância de aproximadamente 384 mil quilômetros.
No entanto, houve instabilidade na comunicação inicial, levando alguns minutos para ser restabelecida, o que deixou os controladores de voo em dúvida sobre a condição e o local exato do módulo de pouso.
A espaçonave não tinha capacidade para transmitir vídeo em tempo real.
O pouso ocorreu após uma interrupção de 11 horas no sistema de navegação autônoma da espaçonave, que exigiu uma solução alternativa dos engenheiros na Terra.
A nave, além de transportar uma variedade de instrumentos científicos e demonstrações de tecnologia para a NASA e outros clientes comerciais, foi projetada para operar por sete dias com energia solar antes do pôr do sol no local de pouso.
A carga útil da NASA tem como objetivo coletar dados sobre as interações entre o clima espacial e a superfície lunar, além de realizar estudos de radioastronomia e outros aspectos do ambiente lunar para futuras missões e o planejado retorno de astronautas da NASA no final da década.
A missão IM-1, não tripulada, foi lançada em um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, do Centro Espacial Kennedy da NASA, em Cabo Canaveral, Flórida, na quarta-feira (21).
Este pouso é o primeiro pouso controlado na Lua por uma nave dos EUA desde a Apollo 17, em 1972.
Até agora, apenas quatro países conseguiram pousar naves na Lua – a antiga União Soviética, China, Índia e Japão, este último realizando sua missão no mês passado. Os Estados Unidos são os únicos a terem enviado humanos à superfície lunar.
O sucesso da missão Odysseus representa o primeiro “pouso suave” na Lua por uma espaçonave fabricada e operada por uma empresa privada, além de ser o primeiro sob o programa Artemis da NASA, que visa levar astronautas de volta à Lua antes que a China realize sua própria missão tripulada lá.
A NASA planeja realizar sua primeira missão tripulada do programa Artemis na Lua até o final de 2026, como parte de uma exploração lunar sustentada a longo prazo e como preparação para eventuais voos tripulados a Marte. A iniciativa se concentra no polo sul da Lua devido à suposta presença de água congelada, que pode ser utilizada para suporte à vida e produção de combustível de foguete.
Gostou da matéria? Não deixe acompanhar nosso blog diariamente. Caso tenha dúvidas ou queira tratar desse ou outros assuntos jurídicos, entre em contato com a nossa equipe.