Você está visualizando atualmente Guia do IPVA 2023: saiba tudo sobre o imposto nos 26 Estados e no DF

Guia do IPVA 2023: saiba tudo sobre o imposto nos 26 Estados e no DF

Gostou? Compartilhe:

Contribuintes poderão pagar tributo com cartão de crédito e até Pix, além de parcelar valores; veja lista completa

Com o início do ano, começa um novo ciclo de pagamento de impostos. Entre as principais obrigações para motoristas e motociclistas está o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O tributo estadual possui regras e valores definidos por cada unidade federativa.

Por ser um imposto de arrecadação estadual, cada unidade federativa (UF) define o próprio calendário de vencimento e demais regras, como descontos e isenções. O pagamento do IPVA 2023 é obrigatório e a alíquota varia conforme o tipo de veículo (carro, moto, caminhão,etc), o ano de fabricação e o Estado de registro do modelo.

Em alguns Estados, o IPVA 2023 pode ser pago com desconto para quem opta pela parcela única, à vista. Para contribuintes que pretendem parcelar o imposto, é possível fazer o pagamento em até 7 prestações no boleto (em determinados Estados) ou em até 12 vezes no cartão de crédito via portais oficiais do governo (como no Paraná) ou em startups financeiras.

Quais as alíquotas e os veículos isentos de IPVA?

As alíquotas do IPVA 2023 também podem variar significativamente de estado para estado. Em São Paulo, a incidência do imposto é de 4% sobre o valor de mercado do automóvel. Já em Sergipe, a alíquota para carros é de 2,5%. Em outros estados, o índice pode chegar a 1%, conforme o tipo do veículo.

Uma das regras de isenção do IPVA 2023 está relacionada ao ano de fabricação do veículo. Em Pernambuco e em São Paulo, estão isentos do imposto neste ano carros com fabricação anterior a 2003 – portanto, com mais de 20 anos de uso. Já em Goiás, veículos com 15 anos de uso estão livres do pagamento do tributo.

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: