Anualmente, bilhões de reais são arrecadados a partir das declarações de Imposto de Renda encaminhadas à Receita Federal.
Portanto, se você é um contribuinte e, por isso, paga tributo sobre seus rendimentos anualmente, talvez esse seja um bom momento para entender o que o governo faz com o seu dinheiro e o de outros milhares de brasileiros, concorda?
Antes de tudo, vale destacar que não existe uma destinação específica para o dinheiro arrecadado pelo Imposto de Renda. No entanto, de modo geral, uma parte desse montante é direcionada aos Estados e Municípios.
Ou seja, por meio de transferências constitucionais, o Tesouro Nacional repassa uma parcela do valor arrecadado aos fundos de participação – Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Além disso, por não haver um destino específico determinado por lei, o dinheiro do Imposto de Renda pode acabar financiando áreas como a da saúde e da educação, além de poder contemplar outras políticas públicas, como é o caso de projetos sociais.