O entusiasmo com investimentos de maior volatilidade aumentou significativamente entre investidores individuais após o Ibovespa registrar uma alta de 13% em novembro, embora ainda não tenha atingido seu pico anual. Isso é indicado por uma pesquisa mensal envolvendo assessores e clientes de escritórios vinculados à XP.
De acordo com 273 assessores de investimentos entrevistados entre os dias 7 e 12 de dezembro, 58% dos investidores demonstraram interesse em ampliar sua exposição à renda variável, um aumento de 18 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Especificamente, o interesse em ações teve um aumento de 12 pontos percentuais, passando de 44% para 56% em um mês. Atualmente, cerca de 78% dos entrevistados têm menos de 25% de seus portfólios investidos em ações. Posições inferiores a 10% correspondem a 35% dos clientes, um número considerado alto na pesquisa.
“Fica claro que os investidores individuais estão se tornando mais otimistas em relação às ações, mas ainda estão bastante cautelosos”, avalia Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP, em um relatório.
Essa cautela também se reflete na escolha dos setores para aumentar as posições nos próximos meses. Há preferência por ações defensivas, principalmente nos setores financeiro (62%), elétrico e de saneamento (61%) e de mineração e siderurgia (49%). Entre os principais motivadores para estimular o apetite por risco dos clientes, os assessores destacaram cortes adicionais nas taxas de juros e a redução dos riscos políticos e fiscais do país.
O sentimento positivo em relação à Bolsa brasileira atingiu 7,2 em dezembro (em uma escala de 10), após registrar 6,6 no mês anterior, marcando a primeira alta após três meses.
Quando questionados sobre as projeções para o Ibovespa em 2024, 60% dos entrevistados indicaram uma pontuação acima de 130 mil pontos ao final do ano. Um mês antes, a maioria esperava um número entre 120 mil e 130 mil pontos.
Na quinta-feira passada (14), o índice de ações ultrapassou a marca dos 130 mil pontos, encerrando o pregão em 130,84 pontos. Durante o dia, o Ibovespa chegou a atingir 131,26 pontos.
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) lideram Apesar do aumento do interesse em ações, os fundos imobiliários são a classe de ativos que mais atrai os investidores. Em dezembro, os FIIs conseguiram superar o interesse predominante em investimentos de renda fixa entre os investidores individuais.
Os fundos imobiliários registraram interesse por parte de 66% dos entrevistados, um aumento de 13 pontos percentuais em relação a novembro. Enquanto isso, os investimentos em renda fixa foram mencionados por 64% das pessoas, mantendo-se no mesmo patamar do mês anterior.
Gostou da matéria? Não deixe acompanhar nosso blog diariamente. Caso tenha dúvidas ou queira tratar desse ou outros assuntos jurídicos, entre em contato com a nossa equipe.