Você está visualizando atualmente IR 2023: quais despesas médicas podem ser deduzidas?

IR 2023: quais despesas médicas podem ser deduzidas?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

O Imposto de Renda (IR) é uma obrigação tributária anual para muitos brasileiros, e as despesas médicas são uma das principais deduções que podem ser utilizadas para reduzir a base de cálculo do imposto devido. No entanto, é importante conhecer quais despesas podem ser deduzidas para garantir que sejam feitas as escolhas certas e evitar problemas com a Receita Federal.

Para o ano de 2023, as despesas médicas dedutíveis incluem: consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, internações hospitalares, tratamentos terapêuticos, psicológicos e fisioterápicos, além de gastos com medicamentos prescritos por um médico.

Também é possível reduzir gastos com planos de saúde, desde que estejam em nome do contribuinte ou de seus dependentes legais. É importante destacar que os gastos com planos de saúde empresarial não podem ser deduzidos, pois já são abatidos do Imposto de Renda retido na fonte.

Porém, há algumas restrições para as deduções de despesas médicas no Imposto de Renda. Por exemplo, despesas médicas realizadas no exterior não são dedutíveis, exceto nos casos em que o contribuinte ou dependente estiver morando fora do Brasil por motivos de trabalho ou estudo.

Além disso, as despesas médicas só podem ser deduzidas ou limite de 20% até da renda tributável do contribuinte. Ou seja, se a renda tributável do contribuinte for R$ 100.000,00, ele só poderá deduzir até R$ 20.000,00 em despesas médicas.

Outro ponto importante a ser considerado é que as despesas médicas devem ser comprovadas por meio de documentos, como recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamento. É fundamental manter todos esses documentos organizados e salvos, pois a Receita Federal pode solicitar a apresentação deles em caso de eventual fiscalização.

Em resumo, as despesas médicas podem ser uma excelente oportunidade de reduzir o valor do Imposto de Renda a ser pago, mas é importante conhecer as regras e limitações para utilizar corretamente esse benefício fiscal. Por isso, é recomendável buscar orientação de um profissional para garantir que todas as despesas dedutíveis sejam aproveitadas corretamente.

Se precisar de assessoria tributária, não hesite em entrar em contato conosco

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: