Você está visualizando atualmente Já ouviu falar de estagflação?

Já ouviu falar de estagflação?

Gostou? Compartilhe:

De modo simples, o termo econômico Estagflação é a junção das palavras Estagnação e Inflação. A estagflação acontece quando os preços estão em constante alta, juntamente com o aumento do desemprego, não havendo um progresso do PIB.

Essa circunstância econômica onde os produtos ficam cada vez mais caro e há cortes em bagas de empregos é resultado de decisões equivocadas de política monetária e fiscal expansionista. Essa circunstância aconteceu, por exemplo, na Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, no início e durante o conflito, todos os investimentos públicos foram direcionados para armamento bélico e treinamento militar. Com a derrota na batalha, o país decidiu imprimir dinheiro para cumprir com as dívidas geradas pela Guerra, resultando em um processo de hiperinflação.

Medidas estão sendo tomadas para evitar a estagflação no Brasil. Uma das primeiras ações foi a elevação da taxa básica de juros em 0,75% pelo BC. A decisão foi tomada por unanimidade entre o presidente do Banco Central e os oito diretores que integram o Comitê de política Monetária. Tal atitude tem o objetivo de evitar um quadro de descontrole da inflação. O BC também vem realizando leilões de câmbio como tentativa de limitar a alta do dólar e dificulta o encarecimento dos produtos.

O governo Federal investiu no avanço do plano de vacinação contra a Covid-19 como principal medida para evitar a estagflação. Na prática, com o avanço da imunização, é possível o retorno gradual das atividades cotidianas fomentando os ramos comerciais.

O primeiro reflexo de estagflação é a diminuição dos empregos, ao mesmo estágio em que a economia entra em recessão ou há redução no crescimento. Um outro reflexo é que, diante dos preços elevados, há menor poder aquisitivo das pessoas. Dessa maneira, os cidadãos passam a gastar uma parcela maior da renda para bens essenciais. Entretanto, os gastos tendem a ser menores para outros itens, como lazer e entretenimento.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: