A expressão “Supply Chain Management” de origem inglesa significa “Gestão da Cadeia de Suprimentos”. O seu objetivo é gerenciar serviços, finanças, procedimentos e informações de uma companhia para otimizar o andamento de atividades, no momento da captação de matéria-prima até que ela chegue ao seu consumidor final.
O Supply Chain Management funciona de formas diferentes de acordo com a empresa. Quem presta atividades no ramo da frota gerencial, apresenta questões diferentes de quem vende mercadorias. Contudo, o alvo é aumentar o conhecimento acerca do negócio e criar ligação entre os setores.
Diferença entre Supply Chain Management e gestão de abastecimento
O Supply Chain tem relação com todo o fluxograma matéria prima/consumidor final, a gestão de abastecimento, por sua vez, é mais restrita e está voltada para a logística e os suprimentos necessários para que a operação seja realizada. O Supply Chain Management envolve a gestão e inclui os fornecedores, distribuidores, transportadoras, armazéns, clientes etc.
Seu principal impacto é com relação na melhora significativa na rotina logística por causa de um maior controle dos processos. Há o aprimoramento do padrão dos serviços bem como redução de despesas, um gasto menor com combustível, menor desperdício, desempenho mais eficiente etc.
Para aplicar o Supply Chain é necessário fazer um bom mapeamento de processos. É fundamental manter um bom relacionamento com seus fornecedores e clientes, para isso, é necessário boas soluções tecnológicas, como por exemplo um bom software de gestão.
Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!
Seja nosso associado! A nossa META é ter você!
.
.
.
.
.