Você está visualizando atualmente Juros atuais permitem manter inflação em queda, avaliam entidades

Juros atuais permitem manter inflação em queda, avaliam entidades

Gostou? Compartilhe:

A decisão do Banco Central (BC) de manter a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) em 13,75% ao ano é acertada e mantém os juros em patamares que permitem que a inflação continue em queda, segundo entidades do setor setor produtivo. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), estão reunidas as condições para que os juros comecem a cair em breve.

“Uma taxa de juros neste patamar [13,75% aa] tem contido a atividade econômica e é suficiente para garantir a continuidade da desaceleração da inflação. O aumento gradual das taxas de juros já teve impacto sobre as expectativas inflacionárias. Somente o Boletim Focus prevê inflação menor no final de 2023”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota.

A confederação informou que espera que a continuidade da trajetória de queda da inflação crie condições para que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie em breve o processo de redução da Selic. A CNI aponta que os juros reais (acima da inflação) giram em torno de 8% ao ano, quatro pontos percentuais acima dos juros neutros, o que não estimula nem desestimula a atividade econômica. A entidade o destacou que o Brasil tem uma das maiores taxas de juros reais do mundo.

Firjan
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) disse em nota que considera correta a decisão do Copom de manter a taxa Selic em 13,75% ao ano.

A Firjan informou que dados recentes sobre a atividade econômica já mostram sinais de desaceleração da economia brasileira. “[Isso] também aumenta a importância de avançar políticas assertivas que assegurem que as expectativas de inflação estejam ancoradas sem reduzir a confiança dos empresários e interromper o processo de crescimento em curso”, disse a nota.

A entidade da classe industrial enfatizou a necessidade de deixar claros os rumos do país para uma política fiscal responsável e uma agenda de reformas estruturais. “Esse caminho abrirá espaço para uma taxa de juros menor e viabilizará o desenvolvimento econômico e social nos próximos anos.”

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso consultor tributário! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: