Declaração do Imposto de Renda, a Receita não precisa saber que você tem essas informações
DICA 1 – NÃO TEM TODOS OS DOCUMENTOS?
Faça a Declaração do Imposto de Renda com o que tem e retifique depois, assim fica sem a multa.
DICA 2 – ARMADILHA DO LEÃO – SUA CONTA CORRENTE:
Confira todas as entradas em seu nome no banco e veja se é o mesmo valor de seus rendimentos. Se não for, observe se o excedente é empréstimo, para que possa declarar em dívidas. Todo depósito veio de algum lugar. Fique atento para ver se não há rendimentos a descoberto. O Leão ruge procurando este furo. Se houver depósito a maior que a renda e não sendo empréstimo, procure um especialista antes de 5 anos, ou fique prevenido para a fúria do leão. Não é necessário conter na Declaração do Imposto de Renda a movimentação bancária, mas é um indício que a “fera” adora.
DICA 3 – CARTÃO DE CRÉDITO:
Eis aí a presa mais adorada pelo leão. Você não declara o cartão, mas o fisco poderá saber o que você gastou nas comprinhas, nas viagens, nos restaurantes. Enfim, some os gastos do cartão. Estão dentro do que você declarou de renda? Não? O fisco terá 5 anos para rever isso. Você poderá endireitar agora ou lá na frente. Nesse momento é fazer contas e rezar para o seu Santo de devoção, se for católico. Se não for é colocar Jesus na causa. Gilberto Gil diz que a “fé não costuma falhar”.
DICA 4 – REDES SOCIAIS – FACEBOOK – INSTAGRAM: ARMADILHA DO DIABO E DO LEÃO:
Você adora publicar fotos de viagens? Restaurantes? Bolsas? Carros? Primeira Classe? Festas? Hobbies? Bebidas? Não preciso dizer que você só posta “coisas” caras. Ninguém posta bolsa da 25 de março e viagem para Etiópia. Cuide-se, prezado leitor, o Leão monitora tudo. Veja mesma recomendação do item 3, se sua renda é incompatível . É hora de orar e agarrar com um santo mais forte.
DICA 5– O QUE É SONEGAÇÃO FISCAL:
É todo procedimento que foi praticado no intuito de lesar o fisco, através de fraude. Inadimplência não é sonegação fiscal. Se você acha que pode ter cometido alguns desses fatos, entregue a declaração assim mesmo e consulte um tributarista par ver se será necessário fazer alguma denúncia espontânea.
DICA 6 – GUARDE TODOS OS DOCUMENTOS POR 10 ANOS:
Em pasta ou em arquivo digital nas nuvens. Quando você menos espera, o Leão pode rugir procurando-os.
DICA 7 – DAÍ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR:
Não pense que pagar um pouco mais faz o Leão não te encontrar. Alguns contribuintes pensam que pagando um pouquinho a mais, não serão incomodados. Não gaste um centavo a mais e nem a menos com o fisco, porque a legislação fiscal não é caritativa e nem benevolente.
DICA 8 – E SE O LEÃO ME ENCONTRAR?
Não assuste. Se correr o bicho pega. Se o Leão observar que você correu, ele vai te morder. Dentro do prazo que ele te deu para o encontro com ele, procure um tributarista e informe a ocorrência. Não é o fim do mundo. Muito provavelmente você perderá os anéis, mas os dedos ficarão.
DICA 9– COMO NÃO CAIR NA MALHA FINA:
Não altere nenhum valor das deduções, que devem coincidir 100% ao que você pagou. Não omita nenhuma informação de recibos e proventos que você teve, cuja natureza seja dedutível. Exemplo: Educação, Saúde, Aluguel e Pensão Alimentícia. A receita vai conferir quem pagou e quem recebeu. Se alguém neste cenário driblar o leão, a malha fina será certa. Peixe grande não escapa da malha e pequeno nem entra.
DICA 10 – ABUSE DA SIMULAÇÃO:
No programa da receita, antes de entregar sua declaração, faça simulações, inclusive com relação ao melhor regime de tributação.
DICA 11 – PROCURE SEMPRE UM ADVOGADO TRIBUTARISTA:
No caso de maior complexidade, porque o contador, que não é tributarista, só faz os registros. A matéria é mais complexa. O bicho é bravo. Interpretações jurídicas podem amansar a fera, comece a tomar uma aspirina. Raleia o sangue e não tem outro efeito.
ÚLTIMA DICA DE JUVENIL ALVES PARA DOMAR O LEÃO NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA:
Caso não consiga fazer nada em seu proveito, há uma egípcia especializada em domar leões. Encontre-a na internet e a contrate. Ela se chama Luba el-Helw, e mora em Gamasa. Aí vai a foto da domadora. Qualquer dia, depois da pandemia, meu escritório formará uma comitiva para irmos ao Egito aprender a doma. Você está convidado. Ela tem uma história interessante sobre como domar a fera, que pode ser pesquisada no NYT, onde eu li e a foto abaixo é da publicação americana.
Leia também: Restituição do Imposto de Renda 2021;
Ouça nosso podcast e assista nosso vídeo:
Esclareça suas dúvidas entrando em contato conosco através do e-mail [email protected].
Cadastre-se e receba novidades.