Você está visualizando atualmente Saiba tudo sobre a criação do MEI – Caminhoneiro

Saiba tudo sobre a criação do MEI – Caminhoneiro

Gostou? Compartilhe:

2022 iniciou-se com uma grande novidade para o caminhoneiro: a possibilidade de ser incluído na categoria de Microempreendedor Individual (MEI), saindo da informalidade. Essa medida traz benefícios para o setor do transporte de carga tornando mais simples e barata a inclusão dos caminhoneiros no regime previdenciário.

O MEI é uma modalidade simplificada de negócio. Estando formalizado, o trabalhador passa a ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), tem acesso a benefícios previdenciários como o auxílio-doença, pensão por morte, além disso, pode emitir notas ficais.

A inscrição como MEI passa a ser permitida para os transportadores e caminhoneiros com faturamento de até 251,6 mil por ano (quase 21 mil por mês). Para as outras categorias, o limite continua sendo de 81 mil.

De acordo com a lei, o valor mensal da contribuição para a Seguridade Social dos caminhoneiros enquadrados como MEI será de 12% sobre o salário mínimo.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!

Leia também: Dívida Tributária é caso de prisão? Dívida Ativa, saiba como proceder A reforma tributária é favorável para os contribuintes? Planejamento Tributário, garanta o seu sucesso! Dívida Tributária, pare de adiar a sua gestão jurídica! ; COVID-19 e a gestão tributária eficiente;


Gostou? Compartilhe: