Você está visualizando atualmente NCM: saiba como classificar a mercadoria

NCM: saiba como classificar a mercadoria

Gostou? Compartilhe:

Classificar corretamente as mercadorias com suas devidas NCMs é um processo extremamente importante e que interfere diretamente nos custos finais da sua importação ou exportação, impactando na definição de alíquotas e tratamentos administrativos.

O que é a NCM?

A NCM, Nomenclatura Comum do Mercosul é um sistema que permite, pela aplicação de regras e procedimentos característicos determinar um código numérico único para certa mercadoria. Tal código, por sua vez, passa a representar a própria mercadoria.

O código é adotado por todos os países pertencentes ao bloco econômico do Mercosul desde janeiro de 1995, sua base é o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias contendo Regras Gerais para sua interpretação e parâmetros gerais.

O primeiro passo para classificar a mercadoria corretamente é entender como funciona o código de 8 dígitos da NCM, cuja sequência específica para chegar à classificação final é: Capítulo, Posição, Subposição, Item, Subitem.

NCM

Nos dias atuais, existem vários softwares onde você pode consultar e classificar as mercadorias. Nessa etapa, o importador/exportador dá uma explicação do produto ao classificador. Cada uma das especificações se torna importante, pois para um único produto podem surgir códigos/classificações diferentes.

Após obter as informações, consulte um especialista para a sua segurança pois ele poderá obter detalhes de como o produto é feito, para que ele serve e como ele será usado.

Depois de obter todas as informações e ter entendido o produto, é hora de descrever a mercadoria. É uma das principais etapas para classificá-la. Mas cuidado, uma descrição incompleta ou incorreta pode acarretar em multas. Ao errar na escolha da NCM pode gerar um enquadramento tributário inadequado.

A descrição precisa ser muito clara, descreva em detalhes e de maneira completa. Informe todas as características que se fazem necessárias, são elas:

  • Nome Comercial
  • Marca, tipo, modelo, série
  • Material constitutivo, aplicação
  • Elementos que permitem sua identificação de maneira perfeita
  • Atributos que confiram a identidade comercial.

Classifique sua mercadoria com um especialista, que além de fazer todo o processo já citado, também é apto a utilizar todas as técnicas e meios de consultas disponíveis.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: