O Departamento do Tesouro coloca na lista negra a plataforma de criptografia usada na lavagem de dinheiro

Gostou? Compartilhe:

O Departamento do Tesouro proibiu na segunda-feira os americanos de usar a plataforma de criptomoedas Tornado Cash, dizendo que o serviço ajudou criminosos a lavar mais de US$ 7 bilhões em moedas virtuais.

A repressão foi o mais recente esforço do governo dos EUA para controlar a indústria de criptomoedas, à medida que legisladores e reguladores ficam cada vez mais preocupados com a volatilidade das moedas virtuais e seu papel na facilitação de hackers e outros crimes. Chamando a plataforma de “ameaça à segurança nacional dos EUA”, o Departamento do Tesouro colocou o Tornado Cash em uma lista negra de entidades, tornando ilegal para os americanos enviar ou receber dinheiro usando o serviço.

“Apesar das garantias públicas em contrário, o Tornado Cash falhou repetidamente em impor controles eficazes projetados para impedir a lavagem de fundos para agentes cibernéticos maliciosos”, disse Brian Nelson, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira, em comunicado.

Os criminosos há muito usam moedas virtuais para fazer transações anonimamente, trocando moedas digitais por drogas ou outros produtos ilícitos. Mas o anonimato da cripto não oferece segurança geral: as transações criptográficas são registradas em livros de registro publicamente visíveis chamados blockchains, permitindo que as autoridades policiais sigam o dinheiro.

Plataformas como o Tornado Cash são projetadas para dificultar esse tipo de rastreamento. Esses “misturadores” de criptografia recebem vários fluxos de transações e os combinam para ocultar a origem e o destino dos fundos. De acordo com o Departamento do Tesouro, o Tornado Cash foi usado para lavar mais de US$ 455 milhões em criptomoedas roubadas este ano por hackers apoiados pela Coreia do Norte chamados Lazarus Groupe.

Uma mensagem para a conta oficial do Twitter do Tornado Cash não foi retornada. Roman Semenov, um dos três fundadores da empresa, não respondeu a um pedido de comentário.

Desde o seu lançamento em 2019, o Tornado Cash ganhou destaque em grande parte porque os registros de blockchain mostram que hackers o usaram para mover criptomoedas roubadas. Em entrevistas, Semenov defendeu o serviço, dizendo que o software protege a privacidade de comerciantes de criptomoedas legítimos que podem ser alvo de sequestradores ou ladrões.

Em um comunicado, o grupo de defesa de criptomoedas Coin Center criticou o anúncio do Departamento do Tesouro, argumentando que o Tornado Cash é uma plataforma neutra “que pode ser usada para bons ou maus usos como qualquer outra tecnologia”.

 

“Não é nenhum mau ator específico que está sendo sancionado”, disse o comunicado. “Em vez disso, são todos os americanos que desejam usar essa ferramenta automatizada para proteger sua própria privacidade enquanto fazem transações online.”

À medida que o mercado de moedas digitais cresceu, o governo federal reprimiu cada vez mais as empresas de criptomoedas, que são levemente regulamentadas. A Tether , uma empresa de stablecoin, foi multada no ano passado pela Commodity Futures Trading Commission por distorções sobre suas reservas, enquanto o Departamento de Justiça apresentou acusações de insider trading no mês passado contra um ex-funcionário da Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos EUA.

A exchange de criptomoedas Kraken também está sob investigação do Departamento do Tesouro por possíveis violações das sanções dos EUA.

 

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso associado! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: