As pessoas que estão no grupo daquelas que precisam declarar Imposto de Renda e não o fazem podem sofrer algumas consequências. Entre os principais problemas de não declarar IR estão pagar multa e ter o CPF suspenso.
A multa é referente ao índice de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso por aquelas pessoas que não cumpriram o calendário determinado pela Receita Federal.
A multa é de R$165,74 podendo chegar ao percentual de 20% sobre o Imposto de Renda devido. Caso o contribuinte tenha verificado que está em dívida com o fisco e na lista dos inadimplentes e mesmo assim não realizar o pagamento da multa pode sofrer outras consequências.
As principais consequências são a redução do valor a ser restituído, isto é, caso o contribuinte tenha direito a receber a restituição a pendência será quitada com valor em conta. Veja a seguir mais detalhes e saiba: O que Acontece se não Declarar o Imposto de Renda?
O que fazer se esquecer de pagar o Imposto de Renda?
Como mencionado acima, as pessoas que não seguirem as regras da Receita Federal podem sofrer consequências.
Além dos prejuízos financeiros, os inadimplentes podem ficar com CPF irregular e ter nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais mais conhecido como Cadin.
Qual o valor da multa se cair na malha fina?
São inúmeros os motivos que podem fazer com que o contribuinte entre na malha fina. Os principais motivos são sonegação fiscal, erro na declaração de Imposto de Renda, não cumprimento do calendário estabelecido pela Receita Federal entre outros.
Se a pessoa for notificada que caiu na malha fina, o valor pago é de 75% do Imposto devido. Sendo assim, a principal dica é pagar o quanto antes ou evitar a malha fina preenchendo a chamada declaração retificadora em que o contribuinte vai inserir os dados faltantes.