Bolsa de valores é um ambiente de negociações financeiras e nela se negociam ações, títulos de dívida, futuros contratos, commodities e outros. Entenda o que são esses ativos:
- Ações
Ações, ou papel, é uma parte de uma empresa. Desse modo, quem possui uma ação, é acionista de uma empresa. As ações são comercializadas de forma livre nas bolsas de valores, podendo ser compradas das empresas ou de outros investidores. Para definir o preço inicial de uma ação, a empresa faz o bookbuilding, uma espécie de consulta pública aos sócios para saber quantos estão interessados e quanto estão dispostos a pagar.
Depois da oferta inicial, os preços são definidos por lei da oferta e da demanda. Se houver grande número de ações disponíveis e uma baixa demanda, o preço será baixo. Se houver menos ações disponíveis e bastante demanda, o preço se torna alto.
- Dividendos
O dividendo é uma espécie de salário do acionista. É um valor pago pela empresa de forma periódica ao acionista, por cada ação que ele possui. O dividendo é uma maneira de lucrar do acionista, porém ele também pode lucrar vendendo as ações quando ela estiver mais valorizada do que quando ele comprou.
- Commodities
Commodities em sua definição são insumos pouco processados em estado bruto que possuem características semelhantes independente do produtor, podendo ter um preço padrão, como por exemplo, o petróleo bruto, saca de café, do ouro, etc.
- Índices
Os índices são instrumentos que medem o desempenho de uma bolsa de valores. O principal é o IBOVESPA, que soma o desempenho das empresas mais importantes que estão na bolsa. Existem ações emitidas pela bolsa que refletem índices, que são “espelhos”. Essas ações podem ser compradas e vendidas livremente, porém não rende um dividendo. Além disso também é possível investir em índices através de fundos de investimentos.
- Home broker
É um sistema eletrônico, que reúne as cotações e ações que o investidor possui. Esse sistema reúne diversas informações importantes e ainda permite que o investidor dê ordens de compra e venda, diretamente e em tempo real.
- Corretoras
As corretoras fazem medições das negociações na bolsa. Não é possível investir na bolsa sem possuir uma corretora. As corretoras também fornecem diversos serviços e produtos como orientações de investimento, home broker, relatórios, etc.
- Contrato futuro
Um contrato futuro é um acordo de compra e venda a ser realizado no futuro, em uma data estipulada com preço determinado. O preço pode ser baixo para o vendedor ou muito alto para o comprador. Para driblar a incerteza, garantir um preço seguro e equilibrado, assim como garantir sua venda, um contrato futuro pode ser firmado.
- Circuit breaker
O termo circuit breaker vem do inglês e significa literalmente “quebrador de circuito” e é uma paralisação da bolsa de valores, uma interrupção das negociações. Se a bolsa brasileira acumular uma queda de 10% em relação ao dia anterior, ela ficará paralisada por 30 minutos. Em caso de queda de 15%, por 1 hora, porém em caso de 20%, o tempo de para é indeterminado, isso evita que os negócios sejam realizados no desespero e aconteça uma queda descontrolada nos preços dos ativos.
Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!