No momento, você está visualizando O que significa ser uma mulher empoderada?

O que significa ser uma mulher empoderada?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

Confira abaixo uma matéria do time feminino de Juvenil Alves Advogados.

Já ouviu falar sobre empoderamento feminino?

Empoderamento feminino. Aposto que você se deparou com isso no ambiente de trabalho, em seu feed de notícias do Facebook, ou em alguma mídia por aí. O Dia Internacional da Mulher está próximo, e esse tema continuará em alta. Mas afinal, o que significa empoderamento feminino?

Em primeiro lugar, empoderamento feminino difere do feminismo. O feminismo é, em suma, um movimento que busca a equidade social, política e econômica entre os gêneros. O empoderamento feminino é a consciência coletiva, manifestada por meio de ações para fortalecer as mulheres e promover a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, embora interligados, são conceitos distintos. Empoderar-se é assumir o controle sobre si mesma. Dessa forma, é possível promover o empoderamento em outros grupos sociais, como o empoderamento negro e até mesmo o empoderamento dos idosos, por exemplo. As pessoas marginalizadas ou que recebem menos atenção em nossa sociedade muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão entre elas. Daí surge o empoderamento. As mulheres precisam reconhecer sua capacidade para começar a fazer mudanças.

Em 2010, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, visando concretizar seus objetivos para um mundo melhor. São eles:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres por meio das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Anos se passaram e esses princípios ainda precisam ser amplamente aplicados. O empoderamento está presente em grandes ações, como quando empresas decidem adotar políticas internas de equidade entre os gêneros e combate ao preconceito contra as mulheres. Mas também está no cotidiano, quando uma amiga diz para outra “Aceite seu corpo, ele é lindo” ou “Você pode viajar sozinha sim, isso contribuirá para sua carreira”.

Se você é mulher, é possível aplicar o empoderamento em sua própria vida, trabalhando em sua confiança, fortalecendo-se e tendo ambição para alcançar seus sonhos. Quando se sentir empoderada, poderá encorajar amigas, parceiras e familiares a fazerem o mesmo. Assim como neste texto, onde cada pessoa que o ler poderá ter uma nova percepção sobre esse conjunto de palavras e conscientizar ainda mais mulheres.

Gostou da matéria? Não deixe acompanhar nosso blog diariamente. Caso tenha dúvidas ou queira tratar desse ou outros assuntos jurídicos, entre em contato com a nossa equipe.


Gostou? Compartilhe: