Você está visualizando atualmente NIRE: O QUE É?

NIRE: O QUE É?

Gostou? Compartilhe:

Com o objetivo de lhe informar melhor o BLOG ASSUNTO TRIBUTÁRIO e JUVENIL ALVES ADVOGADOS encaminham um post que te explicará o que é NIRE.

Você já teve ou tem o sonho de abrir uma empresa? Antes que essa vontade saia do papel há algumas regras que precisam ser seguidas para a sua formalização. É o caso do NIRE.

A sigla NIRE refere-se ao Número de Identificação do Registro de Empresas. É através desse número que há a comprovação da existência oficial da empresa. São 11 números formados pela Unidade de Federação (UF), juntamente com o tipo de empresa e um dígito verificador.

Cada Estado possui sua respectiva Junta Comercial e o nome varia de acordo com cada região. Por exemplo: Minas Gerais (JUCEMG), São Paulo (JUCESP), Rio de Janeiro (JUCERJA). As condições para a abertura da empresa, preços e prazos também variam.

Desde 1994 todas as empresas do meio comercial e de serviços necessitam obrigatoriamente do registro para formalizar seu negócio. Na falta dele não é possível obter o CNPJ. Com o CNPJ cadastrado, passa-se a existir a possibilidade da obtenção da Inscrição Estadual (IE) junto à Secretaria de Fazenda do Estado para a autorização de venda de mercadorias. Se a empresa for aberta sem o registro estará sujeita a diversos prejuízos, como por exemplo, apreensão de mercadorias durante as fiscalizações, proibição de prestação de serviços e de emissão de NFs, além do pagamento de multas devido aos impostos irregulares.

Com o NIRE, é possível usufruir de uma série de benefícios, como proteção do nome empresarial, a oportunidade de participação em licitações e emissão de Nota Fiscal, ou seja, o NIRE garante a segurança e eficácia aos atos jurídicos.  

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender!

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!

Leia também: Dívida Tributária é caso de prisão? Dívida Ativa, saiba como proceder A reforma tributária é favorável para os contribuintes? Planejamento Tributário, garanta o seu sucesso! Dívida Tributária, pare de adiar a sua gestão jurídica! ; COVID-19 e a gestão tributária eficiente;


Gostou? Compartilhe: