Você está visualizando atualmente O que é o imposto CBS?

O que é o imposto CBS?

Gostou? Compartilhe:

A Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) é uma proposta de novo formato de tributação, substituindo ao PIS e à Cofins. Como a modificação engloba apenas dois impostos de âmbito federal, é uma das mudanças mais simples de se fazer.

Outro projeto de alteração dos impostos sobre bens e serviços seria a migração de forma direta para o modelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Nesse caso, o projeto foi apresentado através de uma PEC e por isso tem tramitação mais lenta. Entretanto, após ser aprovado e o ajuste completamente realizado: o IBS seria a soma do IPI, do PIS, da Cofins, incluindo ainda o ICMS e o ISS.

No modelo proposto, a CBS seria aplicada apenas ao valor agregado, sendo assim, cada elo da cadeia produtiva aplica sua alíquota sobre a diferença entre o valor pelo qual adquiriu o produto e o valor pelo qual o comercializou, evitando também uma bitributação.

O CBS visa apenas dois impostos federais, dessa maneira uma reforma mais rápida. Além de reunir os dois impostos, a CBS também muda a forma de apuração, considerando apenas o valor agregado em cada etapa para a tributação.

Já o IBS, é um modelo de imposto sobre valor agregado brasileiro, sendo uma tarifa mais ampla, necessitando de aprovação como Projeto de Emenda Constitucional para passar a vigorar. No caso do Imposto sobre Bens e Serviços, além do PIS e Cofins, o IPI também entraria na unificação alcançando ainda o ICMS e ISS.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: