Você está visualizando atualmente O que é Tesouro Nacional? Qual a sua função

O que é Tesouro Nacional? Qual a sua função

Gostou? Compartilhe:

A Secretaria do Tesouro Nacional, criada em 1986, é o caixa do Brasil. Essa secretaria é responsável por manter o equilíbrio das contas públicas ao possuir controle da arrecadação e dos gastos públicos.

Todos os trabalhadores possuem um salário (entrada de caixa) ao mesmo tempo em que temos contas a serem pagas (saídas de caixa). O governo também possui um fluxo financeiro, suas entradas de caixa são os impostos, taxas, lucros das empresas públicas e outras fontes públicas. As saídas são os gastos público com salários de funcionários públicos, saúde, educação, segurança e todos os serviços públicos. No caso do Governo, quem controla toda sua movimentação financeira é a Secretaria do Tesouro Nacional.

Além disso, o Tesouro Nacional realiza o controle das operações de crédito em estados e municípios, monitora projetos públicos e desempenha diversas funções para dar suporte ao controle das finanças públicas.

Como já dito, o Estado também possui suas dívidas, quando os gastos do governo excedem seus créditos, ele recorre a emissão de títulos de dívida pública que são adquiridos por investidores. Isso significa que quando o governo precisa de dinheiro, o Tesouro Nacional emite títulos de Tesouro Direto. Esses títulos não são considerados investimentos, porém possui bastante semelhança com aplicações financeiras.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: