Você está visualizando atualmente O QUE FAZ COM AS PESSOAS VENDAM SEU NEGÓCIO?

O QUE FAZ COM AS PESSOAS VENDAM SEU NEGÓCIO?

Gostou? Compartilhe:

A motivação da venda das empresas é um tema muito importante. Confira os principais motivos que levam a essa decisão:

  1. Aposentadoria

Como o mundo empresarial é bem competitivo, não se dedicar totalmente ao negócio pode ser prejuízo. Se na sua visão você já contribuiu suficientemente para sua empresa e agora quer aproveitar os frutos do seu trabalho de forma integral, vende-la pode ser uma boa opção.

  • Gestão dividida

A gestão dividida é um problema que costuma acometer as empresas familiares, especialmente após a sucessão de pai para filhos, os interesses podem estar desalinhados e muito divergentes. Os sócios, de empresas familiares ou não, podem ter visões diferentes sobre aspectos fundamentais como: reparto dos dividendos, dívidas, expansão, riscos, recursos humanos, estratégias comerciais, inovação, diminuição de custos, estratégias para aumentar a receita, novos investimentos, etc.

  • Falta de sucessão

Hoje em dia, é comum encontrar filhos que não desejam assumir o negócio dos pais, ou o contrário, pais que pensam que seus filhos não estão preparados para tal responsabilidade. A venda, nesse caso, é uma ótima alternativa.

  • Necessidade de recursos

Pode acontecer uma necessidade de injeção de novos recursos para que a empresa sobreviva e se expanda no mercado, entretanto, se você não tem mais a intenção de reinvestir seus dividendos, mas não quer que a empresa feche, a melhor opção é buscar recursos externos, seja através de um novo sócio ou até mesmo pela venda completa da empresa.

  • Investimento em outros negócios

Se você possui uma carteira diversificada de negócios próprios ou investidos e alguns rendem mais que outros, uma estratégica comum é desfazer dos menos rentáveis e priorizar investimentos e esforços nos negócios mais rentáveis.

Depois de analisar os motivos e firmar a decisão de vender a empresa, confira nossas dicas para fazer de maneira correta.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: