A motivação da venda das empresas é um tema muito importante. Confira os principais motivos que levam a essa decisão:
- Aposentadoria
Como o mundo empresarial é bem competitivo, não se dedicar totalmente ao negócio pode ser prejuízo. Se na sua visão você já contribuiu suficientemente para sua empresa e agora quer aproveitar os frutos do seu trabalho de forma integral, vende-la pode ser uma boa opção.
- Gestão dividida
A gestão dividida é um problema que costuma acometer as empresas familiares, especialmente após a sucessão de pai para filhos, os interesses podem estar desalinhados e muito divergentes. Os sócios, de empresas familiares ou não, podem ter visões diferentes sobre aspectos fundamentais como: reparto dos dividendos, dívidas, expansão, riscos, recursos humanos, estratégias comerciais, inovação, diminuição de custos, estratégias para aumentar a receita, novos investimentos, etc.
- Falta de sucessão
Hoje em dia, é comum encontrar filhos que não desejam assumir o negócio dos pais, ou o contrário, pais que pensam que seus filhos não estão preparados para tal responsabilidade. A venda, nesse caso, é uma ótima alternativa.
- Necessidade de recursos
Pode acontecer uma necessidade de injeção de novos recursos para que a empresa sobreviva e se expanda no mercado, entretanto, se você não tem mais a intenção de reinvestir seus dividendos, mas não quer que a empresa feche, a melhor opção é buscar recursos externos, seja através de um novo sócio ou até mesmo pela venda completa da empresa.
- Investimento em outros negócios
Se você possui uma carteira diversificada de negócios próprios ou investidos e alguns rendem mais que outros, uma estratégica comum é desfazer dos menos rentáveis e priorizar investimentos e esforços nos negócios mais rentáveis.
Depois de analisar os motivos e firmar a decisão de vender a empresa, confira nossas dicas para fazer de maneira correta.
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