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O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VENDER SUA EMPRESA

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Independente de qual seja o motivo para vender sua empresa, existem etapas que fazem com que essa transação tão importante seja feita de forma correta. Confira:

  • Alinhamento dos sócios

A primeira coisa a se fazer é o alinhamento entre os sócios, pois os mesmos são impactados por uma decisão deste tipo. Converse abertamente com os sócios, explique os motivos pelos quais irá sair da empresa, tente entender qual a visão dos seus sócios. Uma conversa clara e sem rodeios é o primeiro passo para vender a empresa.

  • Defina o valor da empresa

Depois que todos estiverem alinhados com a decisão de vender a empresa, o passo mais importante para evitar erros é descobrir quanto vale a empresa. É preciso ter certeza de quanto ela vale, não dá para chegar na negociação com achismos. É necessário que os cálculos tenham embasamento para que consiga defender esse valor.

Se sua empresa estiver sendo negociada por um preço muito alto, ninguém irá comprar. Entretanto, se o valor for muito baixo, você perderá dinheiro na negociação. Saber qual o valor de mercado da sua empresa permite que você tome a decisão de vender ou não a empresa.

  • Prepare os documentos

Com o valor da empresa definido, busque compradores. Para isso, separe todos os documentos oficiais, financeiros, jurídicos e tudo que for relevante para que futuro comprador análise.

  • Procure os potenciais compradores

Os documentos que você precisará nesta etapa são o NDA e teaser.

O NDA é o contrato de confidencialidade que você assina com os eventuais compradores após os mesmos demonstrarem o interesse. O contrato irá proteger as duas partes em relação as informações que são disponibilizadas, seu prazo de duração é de 3 a 5 anos.

O teaser é o documento que sintetiza os principais aspectos e resultados do negócio, gerando interesse no eventual comprador, nesse documento não há nenhum tipo de informação confidencial.

Seus sócios podem ser potenciais compradores. Caso não seja uma venda de 100% da empresa, vale mais a pena que um dos sócios restantes compre as ações do sócio que está deixando a empresa, ou todos os sócios restantes comprem de forma igualitária.

Uma outra alternativa são os sites de compra e venda de empresas. Os sites funcionam como a OLX, onde existe uma opção de pagar uma mensalidade para que ganhe mais destaque na ferramenta de busca do site.

No site você disponibiliza informações básicas da empresa. Como onde está localizada a sede, espaço físico, faturamento anual, quantidade de funcionários e por qual motivo você está vendendo.

Concorrentes podem ser ótimos compradores potenciais, pois conhecem o mercado e de que maneira seu negócio agrega valor aos clientes, isso faz com que a empresa alcance um novo público, aumentando o marketshare.

  • Negociação e auditoria

O necessário nesta etapa é que você garanta que o comprador fique confortável com as informações, documentação e condições negociadas.

A primeira etapa a ser realizada é o memorando de entendimento, um contrato preliminar, que visa colocar todas as visões da negociação no mesmo entendimento. Isso significa que você vai inserir os detalhes básicos da oferta, prazo da análise da documentação, obrigação de não condução de negociações paralelas durante certo período e confidencialidade. Também é uma forma de indicar que o interesse do adquirente está além de uma mera especulação.

A Due Diligence é uma auditoria das contas e balanço da empresa. Nesse processo é feito toda a checagem legal e financeira da empresa para identificar se não há fraudes e se tudo está legítimo.

  • Fechamento

Após os processos citados nos itens acima e o comprador tomar a decisão de finalizar a compra da empresa, é necessário assinar um contrato de compra e venda para oficializar a empresa. No contrato será estabelecido as condições de pagamento, prazo, período para os sócios transferirem o know how, earnout, confidencialidade e cláusulas de não concorrência.

Siga essas dicas e aumente as chances de conseguir uma transação na venda da sua empresa.

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