Você está visualizando atualmente Obter autorização para exportação e importação de produtos por Remessa Expressa

Obter autorização para exportação e importação de produtos por Remessa Expressa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

É uma autorização da Anvisa para que pessoas jurídicas (empresas) possam importar produtos sujeitos à vigilância sanitária, em seu nome ou de outra pessoa jurídica. A autorização é obrigatória para importar produtos para comércio, indústria, consumo direto, pesquisas ou realização de testes. 

Para saber se precisa de anuência da Anvisa, a empresa deve consultar a NCM (que significa Nomenclatura Comum Mercosul) do produto. A consulta é feita no Simulador de Tratamento Administrativo do sistema Siscomex.  A norma da Anvisa que regulamenta o tema é a RDC nº 81/2008.

Etapas para a realização do serviço

  1. Fazer a solicitação

Acesse o sistema Solicita com o login e senha do gestor de segurança. Selecione a opção “Rascunho”> “Novo” >Nova Petição. Clique na lupa e selecione a “Atividade/Tipo de produto “Portos, Aeroportos e Fronteiras” e localize o assunto que mais se aproxima da atividade a ser realizada. A empresa pode assinalar que se trata de pedido em nome de outra pessoa jurídica e inserir o CNPJ correspondente. O cálculo da taxa será atualizado de acordo com o porte da empresa beneficiada.

  • Acompanhar a solicitação

Após login no Solicita, selecione o CNPJ que realizou a solicitação, acesse a aba “Processos” e utilize o “Filtro rápido” no canto superior direito para localizar o processo desejado. O processo também poderá ser consultado no Portal de Consultas (http://consultas.anvisa.gov.br), selecionando a opção “Situação de Documentos”, subitem “Técnico” e utilizando os filtros de preferência.

Documentação em comum para todos os casos

  • A documentação necessária depende do tipo de solicitação (também conhecido como Assunto de Petição). A Anvisa fornece um checklist (lista de verificação onde são especificados todos os formulários e os documentos que precisam ser entregues no momento de protocolização do pedido junto à Agência.

Clique aqui para conferir outras informações e detalhes.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: