Você está visualizando atualmente Pela primeira vez euro e dólar têm o mesmo valor

Pela primeira vez euro e dólar têm o mesmo valor

Gostou? Compartilhe:

Pela primeira vez na história, desde 2002, o euro alcançou paridade com o dólar. Um dos principais motivos da desvalorização da moeda europeia em relação à moeda estadunidense é a preocupação de que uma crise de energia leve a Europa a uma recessão.

Os operadores de mercado têm medo de uma grande crise energética na União Europeia por causa da interrupção do fluxo de gás russo que vem do gasoduto Nord Stream 1, que atualmente está em manutenção. Por esses motivos, os investidores privilegiam a moeda estadunidense, que nesta terça-feira chegou a ser negociada a um dólar por euro.

Esse possível cenário de recessão dificulta os planos do Banco Central Europeu caso a instituição queira dar fim à política de juros baixos e passe a subir a taxa com a finalidade de combater a inflação.

euro

Quais são os principais motivos para a desvalorização do euro?

O maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha, começou sua manutenção anual na última segunda-feira e tem previsão de interrupção por pelo menos 10 dias. Governos e mercados estão preocupados que a Rússia possa estender a paralisação por causa da guerra com a Ucrânia, aumentando a crise de energia, gerando uma recessão da economia.

Especialistas ainda dizem que a economia enfraquecida aumenta a incerteza sobre a intenção do Banco Central Europeu de aumentar as taxas de juros.

Um outro motivo é que a moeda dos EUA está sendo valorizada com as expectativas de que o Federal Reserve continue a aumentar de maneira agressiva as taxas conforme entra a crescente inflação.

euro

Fonte: G1

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso associado! A nossa META é ter você!


Gostou? Compartilhe: