O que é?
É o estudo que orienta a contratação do seguro rural e a concessão do crédito de custeio
oficial, na medida em que funciona como ferramenta técnica de gestão de riscos na
agricultura, ao indicar períodos de plantio menos arriscados e relacionar as cultivares mais adaptadas a cada região.
O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos
climáticos e permite identificar, para cada município, a melhor época de plantio das culturas,
associada aos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.
Quem pode utilizar esse serviço?
Público em geral
Etapas para a realização desse serviço
Uma opção para conhecimento dos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, por época de plantio, é por meio do Painel de Indicação de Riscos, que tem o objetivo de fornecer, em um formato amigável e de fácil interpretação, a indicação do risco envolvido na produção em cada decêndio do ano, por cultura, tipo de solo e grupo de cultivar, conforme os estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
Outra opção para conhecimento dos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, por época de plantio, é por meio do Diário Oficial da União, Seção 1, da Imprensa Nacional, no qual serão encontradas as portarias de zoneamento, emitidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme os períodos de plantio por região.
Confira todos os detalhes e mais informações aqui.
Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!
Leia também: Dívida Tributária é caso de prisão? Dívida Ativa, saiba como proceder ; A reforma tributária é favorável para os contribuintes? ; Planejamento Tributário, garanta o seu sucesso! ; Dívida Tributária, pare de adiar a sua gestão jurídica! ; COVID-19 e a gestão tributária eficiente;