Planejamento Tributário, apenas para grandes empresas?
O Planejamento Tributário se dá em razão do grande número de tributos e o custo de cada um deles, o que faz com que as empresas precisem ter uma gestão tributária cuidadosa e organizada, para conduzir seus negócios de maneira saudável.
Essa estratégia é cada vez mais presente e necessária em todos os níveis e tamanhos de empresas. Engana-se quem imagina que esse planejamento é limitado somente a grandes empresas e companhias com faturamento bastante elevado.
A otimização tributária é acessível e essencial também as Startups, Pequenas e Médias Empresas que desejam aperfeiçoar sua gestão tributária e evitar o pagamento desnecessário de tributos.
Saiba a importância do Planejamento Tributário para o seu empreendimento.
Planejamento Tributário, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, 6 em cada 10 empresas fecham as portas em menos de 5 anos de atuação. Ainda, segundo o mesmo instituto, 1 em cada 4 empresas brasileiras, fecham antes mesmo de completar 2 anos no mercado.
Tal fato se dá, principalmente, devido à pesada carga tributária que incide sobre as empresas no Brasil, que chega a representar 33% do seu faturamento. Logo, a falta de um planejamento adequado pode levar a empresa ao fracasso.
Dentre as formas de se evitar o fracasso da sua empresa, uma delas é fazer um bom planejamento.
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. E, havendo pertinência e amparo da lei, o contribuinte pode estruturar a sua empresa da forma que melhor lhe convier, visando reduzir a sua carga tributária.
É uma forma que a empresa pode utilizar para reduzir a sua carga tributária e, com isso, aumentar os seus lucros e ganhar competitividade no mercado.
Através de um bom planejamento a empresa pode, por exemplo, optar por um regime tributário mais vantajoso para o empreendimento, evitar o recolhimento desnecessário de tributos etc.
Importante mencionar que o planejamento pode ser feito a qualquer momento e não apenas quando o indivíduo vai abrir uma empresa.
Portanto, é interessante fazer um bom planejamento tributário regularmente, tendo em vista que o regime tributário que hoje é o ideal para a empresa, pode deixar de ser interessante para o empresário com o passar do tempo, podendo ser alterado para outro regime mais vantajoso.
Além do mais, um bom planejamento faz com que a empresa recolha corretamente os seus tributos, evitando que seja surpreendida com uma autuação e sofra a aplicação de multa por sonegação, o que, provavelmente, levará a empresa ao fracasso.
Por esta razão, para alcançar o sucesso e ganhar competitiva no mercado, considere incluir em sua rotina um bom planejamento tributário e garanta um futuro próspero para a sua empresa.
Procure um Advogado Tributarista, nada melhor que um bom profissional para contribuir com o seu sucesso!
Leia também: Efeito tributário no contrato entre particulares, é possível? ; Pacto comissório e pacto marciano, qual é a diferença? ;Como abrir uma empresa? ; Sociedade Limitada Unipessoal, a inovação empresarial ; Como fazer um contrato? Tenho 14 dicas imperdíveis! ; Sucessão empresarial e tributação na morte; Matriz pode interferir na relação jurídica das suas filiais ; EIRELI, saiba o essencial sobre a lei que a extinguiu; Dívida Tributária é caso de prisão? ; Dívida Tributária, saiba o essencial com 10 dicas! ; Dívida Tributária, comentários sobre a sua negociação ; Dívida Tributária, o que você precisa saber? ; Dívida Ativa, saiba como proceder; Dívida Tributária, pare de adiar a sua gestão jurídica!