Você está visualizando atualmente Planejamento tributário: qual sua importância?

Planejamento tributário: qual sua importância?

Gostou? Compartilhe:

O planejamento tributário empresarial é uma forma de gerência referente ao pagamento de impostos de uma empresa através do estudo de formas para diminuir de forma legal a carga tributária e controlar o cumprimento organizado das obrigações fiscais.

Esteja atento para não se equivocar, essa prática nada tem a ver com a sonegação fiscal, pois planejar é definir, entre duas ou mais opções legais, qual irá gerar menor custo de tributação. Dessa forma, o responsável pela decisão da empresa precisa entender as limitações da legislação, os tipos de tributação e planejar as ações de atuação.

Qual a finalidade do planejamento tributário empresarial?

Como já dito anteriormente, o planejamento tributário empresarial visa reduzir os gastos da empresa, de forma legal, através da diminuição de tributos pagos, dessa forma, garante sua competitividade no mercado.

Para consumar tal ato, é preciso ter os itens a seguir como base:

  • Evite a incidência do imposto mediante adoção de procedimentos que impossibilitem a ocorrência do fato causador do tributo;
  • Reduza a quantidade total a ser recolhida. Faça uma análise criteriosa de cada imposto pago e projete suas ações para diminuir as taxas;
  • Postergue o pagamento. Existem medidas que permitem o retardamento do pagamento dos tributos sem a aplicação de multas, bastante usado quando a empresa está com o capital de giro reduzido.

Importância e benefícios do planejamento

Entenda os motivos que fazem com que o planejamento tributário seja bom para o seu negócio:

  • A diminuição do capital pago em imposto gera o aumento da competitividade e o lucro da empresa;
  • Em algum momento, a empresa não saberá minimizar suas despesas sozinha, fazendo com que a qualidade do produto e do serviço sejam prejudicados;
  • Há determinados tributos que precisam ser pagos, mas não em certos momentos. Através do planejamento é possível descobrir quais deles estão sendo pagos pela instituição;
  • Melhora o controle do fluxo de caixa;
  • É um jeito de zelar pela empresa, contribuindo para um crescimento sustentável;
  • Pode ser realizado por quaisquer empresas que desejam entender a melhor forma de pagar os tributos.

É necessário que as empresas que tenham conhecimentos sobre todas as normas tributárias, tanto as municipais quanto as estaduais e federais, desse modo também irão garantir a melhoria e crescimento da sociedade, isso é proporcionado por meio de um planejamento tributário. Nossa equipe conta com os melhores profissionais da área tributária, venha conhecer nossos serviços.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: