Você está visualizando atualmente Por que é preciso fazer um planejamento tributário para 2023?

Por que é preciso fazer um planejamento tributário para 2023?

Gostou? Compartilhe:

2023 está chegando e, com isso, importantes questões sobre o andamento de uma empresa vêm à tona. O planejamento fiscal e contábil é parte fundamental do ano de qualquer negócio e, no entanto, muitas vezes ele não é feito da melhor forma possível.

Muitos empresários, na hora de organizar os doze meses seguintes, se sentem inseguros e não sabem exatamente qual a importância deste momento, ou não sabem como fazê-lo da maneira mais efetiva.

O que é Planejamento Tributário?

Planejamento tributário é a ferramenta legal através da qual busca-se a redução da carga tributária, sendo uma estratégia interessante não só para as pessoas físicas, mas especialmente para as empresas.

Em outras palavras, é possível afirmar que o planejamento tributário consiste em uma técnica através da qual, anualmente, realiza-se uma avaliação minuciosa de vida contábil e fiscal de uma empresa para se chegar à melhor forma de tributar seus resultados.

Por que fazer e quais as vantagens?

A grande vantagem do planejamento tributário é a redução da carga tributária direta, embora a despesa seja mantida. Se a despesa tributária diminui, o lucro aumenta. No caso do corretivo (de passivo já existente), alguns benefícios são:

redução e afastamento de riscos fiscais. Empresas que tomam créditos que não podem tomar, conforme seu desenho societário, estão expostas a autuações. Há multas que chegam a 150% do valor devido do tributo. Vale reforçar que isso é para organizações que já estão expostas ao risco, em que existe passivo;

Conclusão

Este é o momento para definir os caminhos para a gestão fiscal do negócio ao longo do próximo ano. Realizar o planejamento tributário certamente contribuirá para a melhoria do gerenciamento de tributos.

Compreender os benefícios do planejamento tributário ajuda a enxergar o valor desse processo. Para garantir a melhor opção é preciso que a empresa avalie se para 2023 está prevista alguma oscilação expressiva em relação à margem de lucro, faturamento, custos, entre outros.

A variação dos tributos entre os regimes é muito grande, merecendo uma avaliação aprofundada de tudo que envolve a empresa, pois tudo pode refletir em carga tributária.

Ficou interessado sobre planejamento tributário, vantagens, formas e como fazer na sua empresa? Entre em contato conosco, temos profissionais qualificados para lhe atender.


Gostou? Compartilhe: