Você está visualizando atualmente Quais as funções do Banco Central? A sua importância para o Sistema Econômico

Quais as funções do Banco Central? A sua importância para o Sistema Econômico

Gostou? Compartilhe:

O Banco Central implementa a política monetária, mas além disso, são responsáveis por emitirem as moedas circulantes no país. Dessa maneira, o Banco Central garante que a sociedade tenha noção da quantidade de cédulas e moedas metálicas necessárias para o funcionamento adequado da economia. Também comanda a impressão de novas cédulas e retira de circulação cédulas velhas e desgastadas, as substituindo por novas.

Apesar da impressão das notas ser feita pela Casa da Moeda, é o BC que detém o monopólio sobre a emissão, isso quer dizer que, é a única autoridade a ter o poder de colocar em circulação novas notas.

Importância para o Sistema Econômico

O Banco Central tem a função de estabilizar os preços e o bem-estar econômico. Juntamente coma política fiscal, as políticas monetárias e cambiais influenciam o ciclo econômico, com efeito sobre o nível de atividade econômica, de emprego e dos preços.

Através da política monetária, o BC define taxas de juros e gerencia as condições de liquidez da economia, ou seja, o volume da moeda e de crédito no país. O BC executa essa política através dos seguintes mecanismos:

Compulsório: o Banco Central define um percentual dos depósitos captados pelas instituições financeiras que devem ficar retidos nas contas de Reservas Bancárias.

Redesconto: O BC faz empréstimos às instituições titulares de contas Reservas com desequilíbrios momentâneos no fluxo de caixa.

Operações em mercado aberto: O Banco Central compra e vende títulos públicos do governo em poder dos agentes privados.

A taxa Selic é a principal ferramenta utilizada pelo Banco Central com a finalidade de manter a inflação dentro da meta, aumentando ou reduzindo o custo do dinheiro no mercado monetário.

O BC é responsável também pela política cambial mantendo a conta de reservas internacionais. A conta de reservas internacionais funciona como uma poupança do país em moeda estrangeira. Em posse delas, o BC compra e vende dólares para atenuar as oscilações bruscas na taxa de câmbio. Outra função que cabe ao BCB é autorizar e regular as instituições participantes do mercado de câmbio, que fazem conversão entre o real e as moedas estrangerias.

Para evitar desequilíbrios no sistema financeiro, o Banco Central supervisiona de forma individual as instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional, administra o Sistema de Pagamentos Brasileiro e também atua como emprestador de última instância dos bancos comerciais.

O Banco Central também administra o Sistema de Pagamentos Brasileiro para garantir que a movimentação do dinheiro no país ocorre de maneira segura e eficiente.  O BC opera de forma direta outros dois sistemas do SPB: o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e o Sistema de Pagamentos Instantâneos, infraestrutura do Pix.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário