No momento, você está visualizando Obrigações acessórias: saiba o que são e como funcionam

Obrigações acessórias: saiba o que são e como funcionam

Gostou? Compartilhe:

As empresas estão sujeitas a uma série de cuidados para realizarem suas obrigações. No aspecto tributário a empresa tem dois tipos de obrigações a cumprir. Obrigação principal é para apurar e pagar seus impostos, isso varia de acordo com a atividade que a empresa exerce e com o tipo de regime tributário da empresa.

As obrigações acessórias por sua vez são instrumentos auxiliares, exigidos pelas autoridades para coletar das diferentes empresas, dados referentes à suas operações, e que foram utilizados para apurar os impostos, tributos, encargos e contribuições, que constituem a obrigação principal. Essas obrigações funcionam como relatórios, que precisam ser entregues aos diferentes órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Essas obrigações também variam de acordo com o tipo de atividade e do regime tributário da empresa. Algumas delas são:

  • Emissão da nota fiscal de venda de mercadoria ou serviço
  • Emissão das guias de recolhimento dos tributos;
  • Escrituração dos livros fiscais;
  • Confecção e envio das declarações fiscais pertinentes;
  • Demonstrações Contábeis;
  • Folha de pagamento, contracheques;
  • Confecção e envio das declarações sociais.

É de responsabilidade do Governo Federal, Estadual e Municipal definir qual tipo de obrigação acessória cada empresa deverá cumprir ao mesmo tempo que fixa os prazos de entrega destas obrigações e as eventuais multas devidas pelos empreendimentos que não cumpriram com a obrigação.

As empresas que também deixarem de apresentar obrigações acessórias ficam sujeitas a serem consideradas irregulares e podem até mesmo serem proibidas de continuarem suas atividades.

Procure um profissional habilitado, recomendo um advogado tributarista pois ele conhece sobre as legislações em que a empresa está sujeita e poderá cuidar de forma clara das obrigações da sua empresa.

Os prazos das obrigações é outra coisa que também varia. Elas podem ser anuais, semestrais, trimestrais, mensais ou em outro prazo previsto na legislação, conta com o amparo de um tributarista, pois a entrega incorreta, ou fora de prazo pode acarretar multas e outras penalidades paras sua empresa.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: