Você está visualizando atualmente Quais são os regimes aduaneiros?

Quais são os regimes aduaneiros?

Gostou? Compartilhe:

Os regimes aduaneiros especiais são uma exceção à aplicação de tributos impostos na importação e exportação de produtos. São bens que, por sua especificidade ou item similar no mercado interno, satisfazem as imposições do tratamento diferenciado. Como ocorre a suspensão ou isenção de impostos dos bens semelhantes no mercado interno, os importadores não disputam com a produção nacional e incrementam o mercado em relação a termos de condições de inovação, capacidade e tecnologia. De forma geral, os itens sujeitos a esse tipo de tratamento são os bens de capital e bens de informática e inovação.

Quais são os principais regimes aduaneiros especiais?

O Regulamento Aduaneiro considera 16 tipos de regimes especiais, cada um contendo características, exigências e aplicações próprias. Confira eles:

  • Admissão temporária:

Esse regime é um dos que permitem um produto adentrar o território nacional com prazo e finalidades preestabelecidos. Eles têm o compromisso de serem reexportados em breve. Esse regime é de suspensão parcial ou total os impostos de importação.

O regime aduaneiro especial de admissão temporária permite a importação de bens que devam permanecer no país durante prazo fixo.

  • Depósito afiançado (DAF)

Esse regime visa suspender todos os tributos federais dos bens com finalidade de reparo e manutenção de aeronaves, assim como materiais destinados à venda dessas maquinas.

  • Depósito alfandegado (DAC)

O DAC permite que bens comercializados anteriormente com países do exterior permaneçam em local alfandegado, sendo considerados material exportado.

  • Depósito especial (DE)

O DE suspende os impostos de estocagem de partes, peças, componentes e materiais de reposição ou manutenção de veículos, aparelhos, máquinas e equipamentos estrangeiros ou nacionais.

  • Drawback

Toda empresa de comércio exterior que produza e exporte material diretamente, através de um exportador industrial ou que utilize vendas equiparadas para exportação podem se beneficiar desse regime.

  • Entreposto aduaneiro

Esse regime garante o depósito de materiais sob controle fiscal e suspende a cobrança de tributos.

Exportação temporária

O regime tem por objetivo suspender o imposto de exportação na saída de materiais nacionais ou nacionalizados, desde que exista um retorno do bem no mesmo estado em que foi exportado e em prazo estabelecido.

  • Loja Franca

Esse regime aduaneiro garante que os estabelecimentos localizados em zonas primárias de portos alfandegados e zonas primárias vendam seus produtos para pessoas em viagens internacionais e em moedas estrangeiras.

  • Trânsito Aduaneiro

Esse regime permite que o transporte da mercadoria sob o controle aduaneiro seja isento do pagamento de tributos.

  • Recap

O Recap mais um dos regimes que suspendem a cobrança do PIS e Cofins na importação de aparelhos, máquinas e instrumentos previstos em decreto. Tal benefício, se enquadra para empresas exportadoras com 80% de receita bruta anual e 70% de receita bruta total na atividade.

  • Recof

Essa sigla significa Regime Aduaneiro Entreposto sob Controle Informatizado, seu objetivo é a suspensão de impostos de mercadorias importadas ou compradas no mercado interno, desde que sejam direcionadas à exportação reexportação.

  • Recof Sped

O regime se trata de uma nova modalidade, bem similar a anterior, mas utiliza o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

  • Repetro

O repetro também isentam a empresa de II, IPI, PIS, Cofins, além da taxa AFRMM de atividades de importação e exportação. Também permite a admissão temporária de bens relacionados à atividade de pesquisa, gás natural e lavra de jazidas de petróleo.

  • Repex

Esse regime tem como objetivo suspender o PIS/Pasep, Cofins e impostos de importação de petróleo bruto e seus derivados. Eles devem ser exportados no mesmo estado em que foram recebidos e somente as empresas previamente habilitadas na Receita Federal recebem o benefício.

  • Reporto

O reporto estimula investimentos para a modernização, recupera e amplia os portos brasileiros e aprimora as operações logísticas portuárias. Por meio do regime, é possível adquiris máquinas com suspensão do IPI, PIS/Cofins, II, impostos que posteriormente podem se tornar isentos após cinco anos de aquisição do bem.

  • Replat

O objetivo é a suspensão de tributos na importação e aquisição no mercado interno de materiais destinados a pesquisa e lavra de gás natural e petróleo.

Nos acione pelo WhatsApp. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar!

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: