O orçamento público é planejado através do dinheiro que sai do bolso dos contribuintes. No Brasil, há diversos impostos, taxas e contribuições que incidem sobre serviços, mercadorias e renda, portanto, garantindo a arrecadação de recursos para União, estados e municípios.
O sistema tributário brasileiro é formado por extensas e complicadas leis tributárias, fazendo com que o país tenha um dos modelos mais complexos existentes. A tributação incide diretamente na cadeia de produção, porém o custo final sempre é repassado e recai no colo do consumidor.
Os tributos existentes apresentam várias competências, as entidades federativas são as responsáveis pela arrecadação de diferentes impostos, taxas e contribuições.
Por exemplo, o total de tributos arrecadados em um carro de R$57,8 mil corresponde a 38,71%. Há a incidência de ICMS e de IPI e PIS. Em outros produtos o mesmo acontece.
O orçamento da União no ano vigente é de 4,7 trilhões. Contudo, parte desse dinheiro já vem endereçado, fazendo com que o governo não utiliza esse dinheiro como bem entender. Os principais destinos são o refinanciado da dívida, gastos com previdência e administração pública.
Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!