O objetivo do open banking é flexibilizar as regras financeiras, tornando mais ágil o acesso ao crédito, além de aprimorar a eficiência do sistema financeiro, sendo assim mais segura e transparente a relação entre banco e cliente.
A troca de informações, mediante permissão do cliente, entre as instituições monetárias, promove mais competitividade no setor, resultando na ampliação de ofertas e serviços ao cliente, com transparência e segurança. Além disso, o cliente tem o controle sobre as informações repassadas à instituição e tem acesso a um sistema unificado para saber o histórico de crédito e de transações efetuadas.
Uma das principais razões para a implementação no Brasil é o alto custo de crédito incluído na taxa de juros, a abaixa mobilidade dos clientes na troca por instituições financeiras além da concentração de poucos bancos sediados no país.
Fases de implementação
O Banco Central estabeleceu que a abertura seria implementada através de 4 fases: compartilhamento de dados entre as instituições, consentimento do cliente em compartilhar os dados bancários, acesso aos consumidores de produtos e serviços e por último a ampliação desse leque.
As instituições financeiras irão necessitar aumentar o investimento na segurança do próprio serviço com o objetivo de trazer mais segurança no compartilhamento de dados sensíveis, além de manter a credibilidade do seu sistema.
Um outro desafio é a tecnologia das interfaces, uma vez que precisam de um padrão de qualidade para que o sistema seja operável por qualquer tipo de consumidor. A maior dificuldade do país é um problema em específico, pois mais de 16 milhões de brasileiros não possuem contas bancárias. Além disso, o acesso ao banco por si só não é o bastante, precisando também da tecnologia. Esses brasileiros, geralmente, são pessoas afastadas de centros urbanos, de baixa renda e pouca escolaridade. O open banking é um sistema acessado por meio de um dispositivo eletrônico, há também a necessidade de acesso à internet, resultando na carência de toda uma infraestrutura propícia para que o consumidor tenha acesso ao serviço.
Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!