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Qual o próximo passo do sistema financeiro?

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O objetivo do open banking é flexibilizar as regras financeiras, tornando mais ágil o acesso ao crédito, além de aprimorar a eficiência do sistema financeiro, sendo assim mais segura e transparente a relação entre banco e cliente.

A troca de informações, mediante permissão do cliente, entre as instituições monetárias, promove mais competitividade no setor, resultando na ampliação de ofertas e serviços ao cliente, com transparência e segurança. Além disso, o cliente tem o controle sobre as informações repassadas à instituição e tem acesso a um sistema unificado para saber o histórico de crédito e de transações efetuadas.

Uma das principais razões para a implementação no Brasil é o alto custo de crédito incluído na taxa de juros, a abaixa mobilidade dos clientes na troca por instituições financeiras além da concentração de poucos bancos sediados no país.

Fases de implementação

O Banco Central estabeleceu que a abertura seria implementada através de 4 fases: compartilhamento de dados entre as instituições, consentimento do cliente em compartilhar os dados bancários, acesso aos consumidores de produtos e serviços e por último a ampliação desse leque.

As instituições financeiras irão necessitar aumentar o investimento na segurança do próprio serviço com o objetivo de trazer mais segurança no compartilhamento de dados sensíveis, além de manter a credibilidade do seu sistema.

Um outro desafio é a tecnologia das interfaces, uma vez que precisam de um padrão de qualidade para que o sistema seja operável por qualquer tipo de consumidor. A maior dificuldade do país é um problema em específico, pois mais de 16 milhões de brasileiros não possuem contas bancárias. Além disso, o acesso ao banco por si só não é o bastante, precisando também da tecnologia. Esses brasileiros, geralmente, são pessoas afastadas de centros urbanos, de baixa renda e pouca escolaridade. O open banking é um sistema acessado por meio de um dispositivo eletrônico, há também a necessidade de acesso à internet, resultando na carência de toda uma infraestrutura propícia para que o consumidor tenha acesso ao serviço.

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