Você está visualizando atualmente Razão social: o que é e para que serve?

Razão social: o que é e para que serve?

Gostou? Compartilhe:

A Razão Social é o nome jurídico de uma empresa, ou seja, é ela que vai nos documentos e contratos oficiais do seu negócio. É uma marca registrada sob a qual uma pessoa jurídica se individualiza e pode exercer suas atividades. Outros nomes usados para a razão social são denominação social ou firma empresarial. O nome fantasia pode ou não estar relacionado ao termo.

É preciso ter em mente que você está pensando em abrir uma empresa, é necessário preencher algumas informações sobre ela, como ramo de atividade, capital social e, sem dúvidas, o nome. Mas, não pense que acaba por aí. No meio de tudo isso, você precisa colocar também a razão social.

A razão social é uma das principais informações da sua empresa, junto com o endereço e o CNPJ.

Para que serve a Razão Social

Pouco se fala da razão social, mas a verdade é que ela é extremamente importante para a sua empresa. É esse nome que estará presente no contrato social de uma empresa, nas notas fiscais que serão emitidas, nas faturas de cartão de crédito dos clientes, entre outros documentos legais. Este nome também estará em todos os documentos principais da empresa, como o registro de abertura na Junta Comercial ou Cartório.

É um documento de identificação do seu negócio, por isso, deve ser feita uma identidade única para cada um, a qual está protegida como propriedade intelectual, ou seja, nenhuma outra pessoa pode ter a mesma empresa que a sua, mas você também não poderá imitar os outros. A empresa deverá ter um nome único e exclusivo.

Sendo assim, nesses casos é importante ter cuidado ao escolher a razão social da sua empresa, principalmente porque este nome estará em tantos documentos oficiais.

Diferenças: Razão Social x Nome Fantasia

Neste tópico você vai aprender um pouco sobre as diferenças entre razão social e nome fantasia. Existem três conceitos que são bem parecidos e podem acabar confundindo quem está começando no ramo de empreender, são eles: a razão social, nome fantasia e marca.

A razão social é o nome jurídico da empresa, aquele que estará presente nos documentos importantes do seu negócio. Já o nome fantasia é o termo que os clientes vão chamar a sua empresa, que estará nos panfletos, sites e redes sociais. Também é conhecido como nome de fachada.

A marca é o registro do nome em um órgão responsável pelas marcas e patentes evita que outros empreendimentos surjam com o mesmo nome. Quando o dono da empresa não quer ver outros empreendimentos com o mesmo nome do seu, ele pode registrar uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, se realmente for o primeiro a usar o termo.

Registro da Razão Social

O registro da razão social é o momento em que você vai oficializar a sua empresa. O processo começa na abertura da empresa, quando é necessário realizar o cadastro na Junta Comercial ou no Cartório. Em outras etapas do processo, você deverá utilizar a mesma razão social.

Ou seja, no momento em que você vai, de fato, abrir sua empresa, também já acontece o registro da sua razão social, por isso, é imprescindível que você já tenha pensado em tudo!

Quer saber mais sobre o tema? Acione nossa equipe pelo Chat no site, estamos prontos para lhe atender.


Gostou? Compartilhe: