Você está visualizando atualmente Saiba como calcular o Valuation da sua empresa

Saiba como calcular o Valuation da sua empresa

Gostou? Compartilhe:

Primeiramente é importante entender o que é o Valuation.

Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de empresas, esse processo converte uma projeção em uma estimativa de valor de uma empresa ou de alguma parte da empresa. Há diversas técnicas para encontrar tal valor, confira algumas:

Fluxo de caixa descontado (FCD): Esse método tem como base a geração da renda de uma empresa por meio de suas atividades operacionais. O montante é projetado baseado em uma taxa e descontado. Esse é o método mais comum quando o assunto é calcular o valuation.

Para calcular o FCD é preciso calcular e analisar o fluxo de caixa dos anos passados, incluindo o máximo de anos e avaliar questões como receitas, despesas e custos. Depois é preciso projetar o fluxo de caixa se baseando nos dados resultantes da análise feita, após, deve-se determinar qual será a taxa de desconto, dividir a projeção de cada ano e só assim trazer o fluxo de caixa ao valor presente. No fim, a soma do valor presente de cada ano irá resultar no valor de sua empresa pelo FCD.

Múltiplos de mercado: Esse método funciona através de um índice extraído dos demonstrativos contábeis, como faturamento ou receita e compara com outras empresas do mesmo setor. Alguns dos múltiplos são:

Múltiplo P/L: Preço da ação/ Lucro por ação

Mostra o quanto os investidores poderão pagar por cada unidade de lucro da empresa.

Múltiplo EV/EBITDA: Valor da empresa/ Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização

Nesse método o valor da empresa é calculado através do valor das ações multiplicado pela sua quantidade, somando o valor das dívidas, menos as disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da empresa. O EBITDA é o lucro líquido mais juros, impostos, depreciação e amortização.

Valuation de liquidação: A liquidação dos bens através da análise a preço justo. Essa base de cálculo é utilizada quando a empresa sofre de descontinuidade, isso significa que a mesma está em processo de fechamento.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: