O relatório informa os empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito que você possui junto a um banco e financeira, com valor total igual ou superior a R$200,00 reais.
Quem informa os dados do relatório ao Banco Central são os bancos, financeiras e outras instituições autorizadas. O relatório de um mês é atualizado, aproximadamente, no dia 20 do mês seguinte, por exemplo, o relatório de janeiro fica disponível para consulta por volta do dia 20 de fevereiro. São registrados no SCR:
- empréstimos e financiamentos;
- adiantamentos;
- operações de arrendamento mercantil;
- coobrigações e garantias prestadas;
- compromissos de crédito não canceláveis;
- operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
- demais operações que impliquem risco de crédito;
- operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
- operações com instrumentos de pagamento pós-pagos; e
- outras operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BC.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar o serviço, para isso basta acessar o Registrato ou solicitar o relatório por outros canais. O segundo passo da etapa é receber o relatório. Se a solicitação foi feita por correspondência ou pelo Pedido de Informação, o relatório será enviado no endereço ou no e-mail que você informou na solicitação. O relatório é sigiloso e só pode ser solicitado por você ou por alguém autorizado por você.
Confira todos os detalhes sobre a documentação e outras informações no site da Receita Federal.
Continua com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de tributaristas pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender!
Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!