Abordaremos, em diferentes publicações, acerca dos aspectos relevantes que precedem a constituição de uma sociedade e a formulação de estratégia para alcançar o objetivo esperado.
Saiba que é muito importante que os sócios analisem bem a situação e elaborem um planejamento adequado para começarem um empreendimento. Essas etapas são essenciais para definir uma série de detalhes que contribuirão para evitar possíveis problemas societários e outros que poderiam surgir em decorrência destes. Entre os aspectos importantes podemos destacar:
- Escolher um tipo societário ideal;
- Definir a forma de participação e remuneração de cada um, como será feita a distribuição de poderes e quais serão as responsabilidades atribuídas a cada sócio;
- Devem ser estipuladas normas claras e objetivas sobre a política interna da empresa.
Como saber se o perfil escolhido é o mais adequado para a sociedade levando em conta as suas necessidades? Qual a distribuição de responsabilidade é a mais indicada para compor seu negócio? É ideal ter um Compliance?
Essas são dúvidas muito comuns que surgem no momento de constituir uma sociedade. Pensando nisso, Juvenil Alves e equipe, irão abordar os principais assuntos envolvendo essa disciplina e esclarecer as maiores dificuldades que os empresários podem ter nessa etapa tão importante.
O empresário deve se planejar antes de abrir uma empresa. Nesse momento, precisa alinhar objetivos do negócio e escolher a configuração que mais faz sentido para sua estratégia.
Nas próximas publicações falaremos acerca dos tipos societários na Legislação Brasileira e como cada uma se enquadra para seu objetivo, não perca!
Leia também: Efeito tributário no contrato entre particulares, é possível? ; Pacto comissório e pacto marciano, qual é a diferença? ;Como abrir uma empresa? ; Sociedade Limitada Unipessoal, a inovação empresarial ; Como fazer um contrato? Tenho 14 dicas imperdíveis! ; Matriz pode interferir na relação jurídica das suas filiais ; EIRELI, saiba o essencial sobre a lei que a extinguiu; Planejamento Tributário, garanta o seu sucesso! ; Sucessão empresarial e tributação na morte.
– Por Patrícia Gonçalves, bacharela em Direito, e colaboradora do site Juvenil Alves.