Você está visualizando atualmente Sonegação Fiscal – O Que É? E Como isso Prejudica sua Empresa?

Sonegação Fiscal – O Que É? E Como isso Prejudica sua Empresa?

Gostou? Compartilhe:

A sonegação Fiscal é uma infração muito mais comum do que poderíamos imaginar no país, embora na maioria das vezes ela aconteça mais por desconhecimento que por má-fé, devido à complexidade do sistema tributário brasileiro. A verdade é que geralmente os empreendedores nem sabem que estão sonegando.

Infelizmente o ato de sonegação Fiscal constitui um crime que pode prejudicar a empresa, seus sócios e o próprio país, uma vez que os impostos têm como destino o investimento em infraestrutura, serviços sociais e de seguridade social.

O que é sonegação fiscal?

Para uma empresa permanecer aberta ela precisa arcar com algumas obrigações tributárias e fiscais. No entanto, muitos empresários acabam burlando isso e cometem sonegação fiscal. Esse é o ato ilícito de não pagamento de tributos.

De maneira direta, sonegar significa omitir algo. Nesse caso, a sonegação fiscal significa, portanto, omitir tributos para que esses não sejam pagos ade maneira adequada.

Isso acontece especialmente quando a empresa omite seus ganhos e rendimentos, impedindo que órgãos fiscalizadores tenham acesso aos dados. Com isso, os valores pagos em impostos acabam reduzidos.

Ou seja, a empresa esconde dados fiscais que são usados como base para cálculo dos impostos. Portanto, ela acaba pagando valores mais baixos ou até zerados, o que se classifica como sonegação fiscal.

Consequências da sonegação fiscal

Sonegar impostos é crime. Como tal, a prática ilícita traz inúmeras consequências para sua empresa e pode ir das mais leves as mais drásticas.

A empresa pode ser penalizada com pagamento de multas ou os responsáveis e cumplices da prática podem ser condenados á prisão.

Dica para não correr o risco de sonegação fiscal

Ainda que muitas pessoas ajam de má fé, outras podem cometer sonegação fiscal por pura desorganização. Basta uma declaração errada, um esquecimento ou descuido para que sua empresa caia nesse problema.

Um bom planejamento tributário é essencial para qualquer negócio. Afinal, também é uma estratégia importante para evitar sonegação fiscal. Afinal, com os tributos organizados fica mais fácil fazer os registros e prestar contas corretamente.

A metodologia é bem simples. Ademais, o importante é registrar os tributos e acompanhar as datas corretas para pagamento.

Ficou com dúvidas ou precisa de assessoria? Acione nossa equipe pelo Chat no site, estamos prontos para lhe atende.


Gostou? Compartilhe: