Você está visualizando atualmente O que é o sistema de Valores a Receber do Banco Central? Entenda como funciona

O que é o sistema de Valores a Receber do Banco Central? Entenda como funciona

Gostou? Compartilhe:

A partir do dia 14/02 (segunda-feira), os brasileiros podem saber se há algum dinheiro “esquecido” nos bancos ao consultar um novo sistema do Banco Central. Calcula-se que há cerca de 8 bilhões de reais em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes.

Esse sistema de consulta do Banco Central permite que você saiba se existe algum dinheiro a receber de bancos ou outras instituições financeiras, devido a contratos encerrados com saldo ou cobranças indevidas. Se houver dinheiro a receber, a consulta indica a instituição e o valor. Também explica como solicitar a devolução. O acesso por meio do Registrato não é válido mais, para acessar o site, o login será feito via cadastro no portal Gov.br.

Após informar o CPF ou CNPJ, o sistema informa se há ou não valores a receber. Caso exista, fique atento a data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data é um agendamento e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência (via Pix) nesse dia. Caso você não tenha Pix, pode informar seus dados pessoais para que o banco entre em contato. Para resgatar o dinheiro também é necessário que o seu acesso na plataforma Gov.br. seja de nível prata ou ouro.

Na data previamente agendada, acesse novamente valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login gov.br nível prata ou ouro para saber qual o valor disponível para saque e solicite a transferência.

Caso tenha perdido a data do agendamento, entre novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicite novo acesso.  O sistema vai informar nova data para o retorno. Você não perderá o direito aos valores em seu nome, que continuarão nos bancos pelo tempo necessário até que seja feita a solicitação da devolução.

Quem tem direito a receber o dinheiro esquecido?

Nesta fase são R$3,9 bilhões para 28 milhões de pessoas ou empresas. Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode consultar se há algum dinheiro a receber caso se enquadre nas situações abaixo:

  • Contas de depósitos (tanto conta corrente quanto conta poupança) encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente. Neste caso, somente os recursos de instituições que assinaram um termo de compromisso com o Banco Central estarão disponíveis;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;
  • Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe: