Você está visualizando atualmente A liquidação de ações continua na Ásia e na Europa

A liquidação de ações continua na Ásia e na Europa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog
Gostou? Compartilhe:

Após a queda acentuada de segunda-feira em Wall Street, investidores de todo o mundo estão reavaliando as perspectivas para inflação, crescimento econômico e taxas de juros

Uma venda global de ações continuou na terça-feira, com os investidores recalibrando suas expectativas para a política de taxas de juros do Federal Reserve, que sustenta as condições financeiras para famílias, empresas e governos em todo o mundo.

Os índices de ações no Japão, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Filipinas caíram quase 1 por cento ou mais, após um dia difícil em Wall Street na segunda-feira. As ações em Hong Kong e na China também caíram. Na Europa, o índice de referência Stoxx 600 caiu ligeiramente no pregão do meio-dia, estendendo um declínio de 1 por cento na segunda-feira.

O petróleo permaneceu atípico, com os preços subindo depois que uma autoridade da Arábia Saudita sugeriu um corte na produção.

Os futuros das ações dos EUA flutuaram entre pequenos ganhos e perdas nas negociações de pré-mercado na terça-feira, sugerindo que poderia ser outro dia agitado para os investidores quando os mercados abrirem em Wall Street.

A negociação sugeriu que os investidores, por enquanto, recuaram das expectativas de que dados recentes mostrando um afrouxamento da inflação nos Estados Unidos permitiriam que o Fed fosse menos agressivo no aumento das taxas de juros. Essa mudança de sentimento – além das preocupações com a saúde da economia global – levou o S&P 500 a cair 2,1 por cento na segunda-feira, seu pior declínio em um dia desde meados de junho.

“A coisa mais prudente a fazer é correr o risco e esperar e observar”, disse Chetan Seth, estrategista de ações da Ásia-Pacífico da Nomura, referindo-se à reunião desta semana de banqueiros centrais em Jackson Hole, Wyo. Presidente do Fed, está programado para fazer um discurso na sexta-feira, e os investidores procurarão pistas sobre se o Fed fará outro aumento de três quartos de ponto nas taxas em sua reunião de setembro ou optará por um aumento de meio ponto.

Mas é improvável que Powell dê dicas sobre os planos específicos do Fed para o próximo mês, disse Seth. Autoridades do Fed, acrescentou ele, vão esperar para estudar os dados de empregos e inflação nas próximas semanas antes de tomar uma decisão sobre a escala do aumento da taxa. Os mercados futuros oscilaram, mas os traders agora esperam um aumento de três quartos de ponto nas taxas no próximo mês.

Na terça-feira, uma pesquisa da atividade empresarial na zona do euro pela S&P Global mostrou um segundo mês de contração. A demanda mais baixa e a confiança mais fraca “significaram que as empresas estavam cada vez mais reticentes em expandir os níveis de pessoal e a taxa de criação de empregos diminuiu para o mais lento em quase um ano e meio”, disse a S&P Global.

O euro ampliou a forte queda de segunda-feira em relação ao dólar, permanecendo um pouco abaixo da paridade, ou uma troca um-para-um com a moeda americana. Os preços do gás natural na Europa caíram um pouco, mas permaneceram perto do recorde estabelecido no dia anterior, após um aumento de 13 por cento em meio a temores de que a Rússia restringiria ainda mais os fluxos de petróleo e gás para a Europa Ocidental.

“Esperamos mais interrupções no fornecimento de gás até o final do ano, o que manterá os preços da energia altos e pesará particularmente sobre o setor manufatureiro, que provavelmente estará sujeito ao racionamento de energia nos próximos meses, levando algumas empresas a fechar temporariamente”. Melanie Debono, economista sênior da Europa da Pantheon Macroeconomics, escreveu em uma nota de pesquisa.

Vivek Shankar é editor sênior da equipe internacional. Anteriormente, ele trabalhou para a Bloomberg News em San Francisco, Sydney e Washington.@vivshank

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso associado! A nossa META é ter você!

 


Gostou? Compartilhe: