Como o sistema bancário funciona no Brasil?

Gostou? Compartilhe:

Por causa da sua grande influência e importância econômica na vida dos consumidores, é indispensável entender o que é o sistema bancário e como ele funciona no atual cenário brasileiro.

O que é um sistema bancário?

Um sistema bancário é um conjunto de bancos comerciais e instituições financeiras que prestam serviços aos consumidores. Ou seja, podemos afirmar que o sistema de banco é o responsável pela oferta de crédito de um país.

Esse sistema também determina qual a taxa de juros cobrada ao consumidor. Quanto mais competitivo for o sistema bancário de um país, mais próxima da taxa básica de juros tenderá a ser a taxa de juros repassada ao consumidor.

Como funciona o sistema bancário brasileiro?

Em primeiro plano, é importante entender que o principal regulador do sistema bancário brasileiro é o Banco Central, principal autoridade monetária do país.

Uma das principais atribuições do banco central é zelar pela estabilidade e o bom funcionamento do sistema bancário e financeiro. É o BC que recolhe os compulsórios, realiza operações de redesconto junto aos bancos comerciais, controla o crédito, fiscaliza instituições financeiras, etc.

sistema bancário

Entretanto, são os bancos comerciais que prestam serviços diretos para os consumidores. Por exemplo, são eles que ofertam os créditos ao público. Quem procura formas de crédito junto a bancos comerciais, percebe que os juros cobrados nacionalmente são bem elevados. Isso pode ser justificado pela alta concentração bancária existente no país. De acordo com os valores de 2019, os maiores bancos do Brasil são:

Itaú

Banco do Brasil

Bradesco

Caixa Econômica

Santander

Juntos, possuem 81% dos ativos totais do segmento bancário nacional. Esse número vem melhorando devido as inovações tecnológicas e novos bancos que vêm crescendo. Ainda assim, a situação do sistema bancário nacional é um oligopólio.

Expectativa para o sistema de bancos

Com o avanço da tecnologia no Brasil, algumas instituições financeiras alternativas vêm surgindo e ganhando cada vez mais espaço. Bancos digitais como a Nubank e o Banco Inter, crescem de maneira radical, ganhando cada vez mais clientes graças às suas inovações e rupturas em relação aos serviços prestados pelos bancos tradicionais.

sistema bancário

No início de 2020, a Nubank atingiu a marca de 20 milhões de clientes, enquanto o Banco Inter, muito procurado por investidores de renda variável, atingiu a marca de 5 milhões de clientes.

Precisa de soluções tributárias? Conheça nossos serviços. Acompanhe também nosso trabalho nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Você é um profissional liberal e deseja dar uma turbinada na sua carreira? Não deixe escapar a oportunidade! Seja nosso associado! A nossa META é ter você! 


Gostou? Compartilhe:
dsdsdds