A revisão tributária é um processo de verificação das atividades financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa, indivíduo ou entidade para garantir conformidade com as leis tributárias. Seu objetivo é encontrar erros, inconsistências ou maneiras de pagar menos impostos, reduzindo riscos e aumentando eficiência fiscal.
- A revisão tributária é necessária, sabe o porquê?
É através dela que o contribuinte descobre se pagou ou está pagando impostos a mais do que deve, valendo-se, por exemplo, de benefícios como a restituição dos valores pagos a mais nos últimos 5 anos.
A maioria das empresas brasileiras paga tributos a mais do que deveria, e é justamente na revisão tributária, feita por profissionais capacitados, que é averiguada a existência desse direito à restituição, assim como a previsibilidade do pagamento de tributos futuros de acordo com a atividade da empresa. - Quais os passos realizados por nossa equipe para uma revisão tributária exitosa?
De início, será enviada pela contribuinte toda a documentação solicitada pela equipe. Trata-se de uma parte importante do processo, pois é através dessa documentação contábil e fiscal que será feito o levantamento para verificar a vida da empresa perante o fisco nos últimos cinco anos.
Fala-se apenas dos últimos cinco anos, porque, via de regra, é o prazo permitido para restituir ou reclamar qualquer questão; o que sobejar provavelmente estará prescrito e não pode mais ser reclamado.
Com o levantamento de toda a documentação, é feito o escalonamento de tarefas com a equipe multidisciplinar, que fará a confrontação de cada nota, cada operação realizada pela empresa durante este período.
Ao final dessa análise, que mescla manufatura, atividade intelectual e inteligência artificial, é possível extrair um diagnóstico de cada situação, que comporta eventual restituição a ser feita, projeção futura para aquele determinado segmento, bem como outras informações pertinentes ao caso. - Fazer ou não fazer revisão tributária com regularidade?
Como dissemos, no Brasil, a maioria das empresas paga tributos a mais ou de maneira equivocada. Portanto, orientamos que a revisão tributária seja feita com certa regularidade, pelo menos a cada cinco anos, a fim de proteger o seu negócio e sempre ficar atento ao prazo quinquenal de prescrição.
Todavia, pode ser necessária uma revisão em menos tempo caso a empresa precise passar por algum evento específico, como mudança de localidade, ocasião em que pode mudar a incidência de determinado tributo, abertura de filial, entre outros eventos.
A revisão tributária é atualmente um mecanismo de extrema importância para todas as empresas brasileiras, pois visa corrigir erros que impactam diretamente, para não dizer quase que totalmente, a saúde do seu negócio.
Não deixe de contar com uma equipe especializada em revisão tributária para representar o seu negócio e evitar surpresas indesejadas no futuro. Conte conosco para o seu sucesso.
Fale com o escritório Juvenil Alves Advogados Associados agora mesmo, online, obtendo, em primeiro lugar, tranquilidade para suas decisões e, posteriormente, sucesso na sua empresa. Fale conosco, sobre Revisão Tributária.
Siga nossas redes e fique por dentro de assuntos como esse e muito mais!
Instagram
Spotify
Linkedin
Whatsapp