Você está visualizando atualmente Benefícios fiscais para importar

Benefícios fiscais para importar

Gostou? Compartilhe:

Os Estados tentam manter em seus territórios um melhor desenvolvimento econômico, como o emprego e renda, visando atrair empresas.

Para atingir tais objetivos, eles instituem Benefícios Fiscais, o que de certa forma, incentiva a instalação de empresas no território do Estado.

Os benefícios podem ser entendidos como “um regime excepcional em relação à tributação regra”. Pode ser a redução ou eliminação, direta ou indireta do respectivo ônus tributário. Ele pode ser compreendido também como uma forma de finalidade extrafiscal, que é um regime especial de tributação.

Quais são as Espécies dos Benefícios Fiscais?

Há muitas espécies de benefícios fiscais, alguns deles são: Base de Cálculo Reduzida, Crédito Presumido, Suspensão da Cobrança, Isenção e Diferimento.

O Diferimento significa dizer que algo foi adiado, ou seja, é uma maneira de postergar o pagamento em algumas situações.

No crédito Presumido, o objetivo é desonerar o contribuinte da carga tributária que ocorre nas operações. Disponibilizando uma redução direta sobre o débito do imposto.

Já a Isenção, é caracterizada como uma dispensa do crédito tributário, o qual tem natureza e origem em lei, impedindo que ocorra o nascimento do tributo.

Confira alguns benefícios fiscais presentes nos estados brasileiros:

Diferimento do ICMS via TDD Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é referência em importação no país e oferece o Tratamento Tributário Diferenciado. O incentivo busca reduzir o ICMS na entrada de mercadorias no território nacional que são destinadas à revenda, a alíquota para as empresas que visam esse mercado é reduzida de 0,6 a 2,6%.

Diferimento do ICMS via TTD Rondônia

 O incentivo de Rondônia concede os seguintes direitos:

As mercadorias importadas podem ser desembaraçadas em qualquer porto brasileiro;

O crédito presumido é de 85%, sobre o valor do ICMS a se pagar na saída dos produtos importados;

Atividades vedadas para o regime são: importação de combustíveis e seus derivados e madeira.

 Diferimento do ICMS via TTD Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo possui dois programas de benefícios fiscais:

  • INVEST Importação:  o objetivo é incentivar a importação dentro do estado. Para conseguir o benefício, as empresas precisam se enquadrar em alguns critérios, como a geração de empregos, execução de projetos de interesse do estado, etc.
  • FUNDAP (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias): é um incentivo voltado para empresas que possuem matriz ou filial no ES e que nacionalizem produtos dentro do território estadual.

Regimes aduaneiros que também beneficiam a importação:

Drawback:

Regime que suspende os impostos refretes a produtos importados usados para produzir mercadoria destinada à exportação, o Drawback oferece algumas concessões, como suspenção ou isenção do II, o AFRMM e o ICMS.

Ex-Tarifário:

Ex-Tarifário é uma sigla utilizada para se referir a Exceção Tarifária, seu objetivo é promover atração de investimentos no país. O regime reduz temporariamente a alíquota do II que incide sobre os Bens de Capital e BIT, quando não houver fabricação nacional equivalente. Hoje, a redução tarifária pode chegar a 0%.

Caso necessite de alguma ajuda para resolver problemas na Receita Federal ou ainda possua alguma dúvida, acione nossa equipe pelo WhatsApp, estamos prontos para lhe atender.

Cadastre-se no nosso blog e esteja sempre atualizado com nossas publicações!


Gostou? Compartilhe:
dsdsdds